Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

DAAE: 22 DE NOVEMBRO – DIA DO RECICLADOR E DA RECICLAGEM DO LIXO

DAAE: 22 DE NOVEMBRO – DIA DO RECICLADOR E DA RECICLAGEM DO LIXO

Em 22 de novembro comemorou-se o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo, como uma forma de chamar a atenção para a destinação dos resíduos sólidos. 

Muitos materiais como papel, plástico, metal e vidro podem ser reciclados. Ao serem jogados no lixo, esses materiais podem ir para um aterro e ali demorar até milhares de anos para se decompor. Por outro lado, quando você encaminha para reciclagem uma garrafa de vidro, por exemplo, o material é triturado e derretido, dando origem a uma nova garrafa, economizando energia, areia, calcário e carbonato de sódio, que seriam usados na sua fabricação. 

É importante destacar que, na gestão de resíduos sólidos, a prioridade deve ser reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor adequadamente. Assim, a reciclagem, ou seja, a transformação de resíduos por meio de processo industrial para a fabricação de novos produtos é uma das estratégias adotadas na gestão de resíduos.

Para que a reciclagem aconteça adequadamente, é preciso planejamento e organização de toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento do lixo. E o sucesso também depende muito do envolvimento da população na hora de descartar o lixo com a separação correta do reciclável do não reciclável.

Na maioria das cidades do Brasil, a prática de se separar o lixo reciclável ainda não é muito comum, já que nem todas as cidades têm estrutura para reciclagem. Em 2018, o país gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. No estado de São Paulo, é gerado aproximadamente um quarto desse total. No entanto, apenas cerca de 2% são reciclados. Por outro lado, se houver estrutura para fazer a reciclagem e se as pessoas separarem o lixo em casa, o reaproveitamento pode ultrapassar 70%.  

Coleta Seletiva Em Araraquara

Em Araraquara, a Prefeitura Municipal e o Daae realizam a coleta seletiva no município desde 2006, quando surgiu a Cooperativa Acácia de Catadores, na época com 64 cooperados, que atendiam 25% do município.

Com a aprovação de recursos do BNDES em 2007 e com a primeira versão de Contrato firmado entre Daae e Cooperativa Acácia em 2008, a coleta seletiva passou a abranger 100% do município.

Não são somente benefícios ambientais que Araraquara ganhou com esta política pública de resíduos sólidos. A coleta seletiva também é um programa de inclusão social e solidário, que mudou a vida de dezenas de catadores que viviam em condições precárias e de alta vulnerabilidade, catando e separando materiais recicláveis em montanhas de lixo que chegavam da coleta domiciliar e eram dispostos no já extinto aterro controlado de Araraquara, localizado próximo ao Parque do Pinheirinho.

Hoje, a Cooperativa Acácia de Catadores de Materiais Recicláveis conta com 200 cooperados, que têm suas atividades devidamente fundamentadas na política Nacional de Resíduos Sólidos (Decreto nº 10.936 que regulamenta a Lei nº 12.305, que institui a PNRS), e é responsável por realizar a coleta porta a porta dos materiais recicláveis e, posteriormente, realizar a triagem e revenda a empresas especializadas. Estes materiais são beneficiados e comercializados como matéria-prima na fabricação de diversos outros produtos.

No ano de 2021, mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia da COVID-19, o Daae e a Cooperativa Acácia continuaram realizando a coleta porta a porta. Foram recolhidas 4.288 toneladas de materiais recicláveis, recolocando na cadeia produtiva cerca de 3.280 toneladas, o que garantiu a redução do consumo de recursos naturais, poupando energia e água, diminuindo o volume de lixo e gerando emprego e renda para os trabalhadores da cooperativa.

Durante esta semana de comemoração e conscientização, você irá conhecer mais sobre a coleta seletiva em Araraquara e o que pode e o que não pode ser encaminhado para a coleta, através de seis postagens no site e Facebook do Daae. Na publicação de hoje, falaremos sobre os resíduos não recicláveis.

Os rejeitos, ou seja, o que não pode ser reciclado ou reaproveitado, devem ser encaminhados para a coleta de lixo domiciliar, realizada no sistema porta a porta!

ATENÇÃO: JAMAIS ENCAMINHE RESÍDUOS HOSPITALARES OU DE SERVIÇOS DE SAÚDE HUMANA OU ANIMAL PARA A COLETA SELETIVA OU COLETA DE LIXO DOMICILIAR! ESTES RESÍDUOS TEM COLETA E DESTINAÇÃO DIFERENCIADA! PARA SABER MAIS ACESSE: https://daaeararaquara.com.br/residuos-de-servicos-de-saude-lixo-hospitalar/

É preciso que cada um de nós participe ativamente na separação dos materiais recicláveis aqui em Araraquara, destinando-os, exclusivamente, para a Cooperativa Acácia que realiza a coleta porta a porta.  

Para conhecer mais sobre a coleta seletiva ou verificar o cronograma de coleta no seu bairro acesse: https://daaeararaquara.com.br/coleta-seletiva/ e para conhecer o folheto “TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A COLETA SELETIVA” , acesse: https://daaeararaquara.com.br/materiais-didaticos-e-informativos/

Dúvidas, denúncias, reclamações ou elogios ligue: 0800 602 2324 (24hs todos os dias) ou 3324-9585 (segunda a sexta das 7:30hs às 15:30hs).

Contato para empresas e grandes geradores: [email protected]

Texto: adaptado de:

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/22-de-novembro-dia-do-reciclador-e-da-reciclagem-do-lixo/

Imagem: https://blog.movingimoveis.com.br/reciclagem-de-lixo-ajuda-nas-contas-do-condominio/

Gerência de Comunicação e Eventos, 26 de novembro de 2022.