O Serviço Social do Daae realizou mais um encontro com os atendentes da Mitra, empresa responsável pelo atendimento ao público na Central de Atendimento, na semana passada. A reunião é parte do projeto “Minuto Água”, espaço aberto para esclarecimentos, exposições e diálogos entre os atendentes da Mitra e os servidores da autarquia.
O tema desse encontro foi o “Fundo Social do Daae”. A assistente social, Lidiane Behlau, reforçou algumas orientações sobre uma nova ação do Fundo Social. Um dos pontos abordados foi sobre a motivação principal do consumidor em solicitar atendimento pelo Fundo, que é, precisamente, a identificação de vulnerabilidade social (desemprego, baixa renda, família participante de programa de transferência de renda, mulher arrimo de família, problema de saúde crônico) e não a reclamação do valor da conta.
Lidiane solicitou aos atendentes a ter sempre uma postura humanizada na abordagem com o requerente. Também solicitou uma reflexão sobre o momento atual da cidade, que enfrenta o período após lockdown e os impactos da pandemia que já dura mais de um ano.
O atendimento ao consumidor que apresenta vulnerabilidade social deve ser pautado em uma análise individual, considerando tanto a situação socioeconômica do requerente, como também o uso racional da água no imóvel.
Assim, foram realizadas orientações que beneficiarão os consumidores em situação de extrema vulnerabilidade social, com débito acumulado no período após abril de 2020.
Gerência de Comunicação e Eventos, 14 de maio de 2021.