O que é coleta Seletiva
O que é Coleta Seletiva Solidária?
É um programa criado pela Prefeitura de Araraquara, em parceira com o Daae e a Cooperativa Acácia, que tem por objetivo recolher materiais usados para reciclá-los, ou seja, transformá-los em objetos novos. O valor arrecadado com esse trabalho é dividido entre os cooperados da Acácia, gerando trabalho e renda para muitas famílias.
Como funciona?
Uma vez por semana, os cooperados da Acácia passam na sua casa. Você deve deixar o material separado. Basta colocar tudo que pode ser reciclado ou reaproveitado num saco ou caixa. Em outro saco, coloque o que não pode ser reciclado e deixe na calçada nos dias da coleta normal. Isso será conduzido ao aterro onde será devidamente tratado.
O que pode ser reaproveitado ou reciclado?
- Óleo comestível usado, armazenado em garrafas PET.
- Papel: papelão, caixas, revistas, jornais, cartões, folhas de caderno, envelopes, embalagens de leite (TetraPak)
- Vidro: garrafas, potes, copos, frascos, cacos também valem (envolva em papel para evitar acidentes)
- Plástico: garrafas de refrigerante (PET), copos e pratos, brinquedos, sacos, embalagens de produtos de limpeza e higiene.
- Metal: latas de alumínio e aço, canos, panelas, pregos, parafusos e produtos de zinco, cobre, ferro e latão.
E o que não pode ser reaproveitado?
- Rejeitos: papel higiênico, fraldas, absorventes, guardanapos engordurados, bitucas de cigarro, fotografias, papel carbono e de fax.
- Lixo orgânico: resto de comida, cascas de ovo e de vegetais, folhas e plantas.
- Outros: espuma, isopor, cerâmica, espelho, cabos de panela, roupas e sapatos. Esses materiais serão levados para o aterro onde será tratado de forma correta se provocar danos à saúde das pessoas das pessoas e ao meio ambiente.