O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.
Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criarmos medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.
Neste contexto, durante a semana de 05 a 10 de junho, você vai conhecer algumas ações importantes que o Daae exerce no papel da conservação e preservação ambiental no município de Araraquara e ainda, quais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão abrangidos nessas ações.
COLETA, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO DOMÉSTICO) E RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
O Daae realiza a gestão municipal, bem como a coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos, mais conhecidos como lixo doméstico, assim como os resíduos de serviços de saúde, conhecidos pela sigla RSS ou lixo hospitalar.
LIXO DOMICILIAR (lixo comum) é todo aquele rejeito produzido nas residências, no comércio e até nas indústrias, quando semelhante ao lixo residencial, por exemplo: lixo de cozinha (restos de alimentos, papel toalha e guardanapos); lixo de banheiro (papel higiênico, absorventes, máscaras descartáveis de proteção contra COVID 19, fraldas, preservativos e outros, como roupas, sapatos, bolsas e cintos, quando impróprios para doação). Resíduos de varrição de casas e quintais podem ser colocados junto com o lixo doméstico para a coleta.
ATENÇÃO: Papel, papelão, vidro, plásticos e metais também são resíduos domiciliares, porém sua coleta e destino são diferenciados e realizados pela Cooperativa ACÁCIA. Conhecer e contribuir com a SEPARAÇÃO destes materiais é de fundamental importância para as questões ambientais e sociais da nossa cidade e do nosso planeta. Acesse https://daaeararaquara.com.br/coleta-seletiva/ e conheça mais sobre a coleta seletiva.
Como descartar?
O lixo domiciliar deve ser acondicionado, preferencialmente, em sacos plásticos próprios para essa finalidade, resistentes e com capacidade adequadas para o volume e peso do lixo, além de amarrar firmemente a boca do saco para evitar que o lixo se espalhe pelas vias públicas.
Se o conteúdo do lixo for muito pesado ou seu volume ocupar mais de ¾ da capacidade do saco, deve ser SEPARADO em mais de uma embalagem. Procure colocar os sacos de lixo em lixeiras com altura suficiente para impedir o acesso de animais, como cães e gatos. NÃO pendure os sacos de lixo em postes e árvores, se não tiver lixeira coloque na calçada sempre na frente de sua residência e NUNCA em praças e canteiros centrais.
Coloque o lixo na rua APENAS no dia da coleta no seu bairro e, se possível, no máximo uma hora antes do horário em que o caminhão e os coletores passam para recolhê-lo.
A ROTA DO LIXO: O lixo é recolhido na frente da sua residência ou comércio pelos coletores (garis), colocado em caminhão coletor compactador e transportado até a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos de Araraquara (estação de transbordo). De lá, o lixo doméstico é transferido para grandes caçambas que são transportadas em caminhões especiais a uma distância de 60 km até o aterro sanitário de empresa privada, no município de Guatapará/SP, que é licenciado e atende a todas as normas técnicas e ambientais para uma disposição final adequada do lixo que produzimos.
O que não pode e não deve ser encaminhado como lixo doméstico?
NÃO PODE: resíduos hospitalares, de serviço de saúde humana ou animal, como laboratórios, clínicas odontológicas, médicas e veterinárias, de estética e tatuagem (agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, meios de culturas, luvas descartáveis, filmes radiológicos, animais mortos, entre outros), além de resíduos de saúde de uso doméstico (remédios vencidos, agulhas e seringas de insulina).
NÃO PODE: resíduos radioativos, químicos e industriais, lâmpadas, pilhas, baterias, eletroeletrônicos e eletrodomésticos (celulares, tablets, televisores, computadores, monitores, geladeiras, micro-ondas, máquina de lavar, etc.), resíduos de oficinas mecânicas, resíduos de construção civil, volumosos (madeiras, vegetação, móveis, sofás, colchões) e pneus;
NÃO PODE: cacos ou garrafas de vidro, metais pontiagudos ou cortantes sem que contenham uma proteção e estejam bem acondicionados, pois podem causar ferimentos graves nos coletores;
NÃO DEVE: materiais e resíduos recicláveis, pois estes devem ser destinados à coleta seletiva.
Acesse https://daaeararaquara.com.br/residuos-de-servicos-de-saude-lixo-hospitalar/ e conheça sobre os resíduos de serviço de saúde (RSS) ou lixo hospitalar.
Para conhecer mais sobre os ODS no Brasil, acesse https://odsbrasil.gov.br/ Gerência de Comunicação e Eventos, 10 de junho de 2022.