Desde 2012, comemoramos o Dia Nacional da Educação Ambiental no dia 3 de junho. Esta é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre o que tem sido feito até o momento e o que queremos para o futuro.
Embora há muito tempo já houvesse ações para a valorização da natureza, foi somente em 1965 que surgiu o termo ‘Educação Ambiental’ ou ‘Environmental Education’, em inglês, durante a Conferência de Educação da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha. A expressão surgiu a partir das preocupações de numerosos grupos ao redor do mundo sobre os caminhos que a humanidade traçava em relação ao meio ambiente, diante de tantas catástrofes que estavam acontecendo.
Na década de 1970, foram realizadas importantes conferências que trouxeram as bases para se pensar sobre como deveria ser a Educação Ambiental. Nos anos anteriores havia uma tendência de relacionar a ‘natureza’ como algo abstrato a ser protegido de um modo desconectado de seu contexto histórico, porém, após a Conferência de Estocolmo, em 1972, passamos a refletir a partir de uma visão global, entre as relações do meio ambiente e da sociedade.
No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) foi criada em 1999. Em São Paulo, a Política Estadual de Educação Ambiental é de 2007. Ambas as leis trazem o entendimento de que Educação Ambiental é um processo permanente de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum da população, essencial à qualidade de vida. Ou seja, essas leis trazem a herança de toda a legislação anterior e dos encontros internacionais que abordaram as questões relacionadas ao direito ao meio ambiente e a necessidade da participação popular.
É muito comum a compreensão de que a Educação Ambiental resume-se à informação e comunicação sobre questões ambientais. É válido ressaltar que estas maneiras fazem parte dos processos de educação ambiental, mas não são únicas. É importante aproveitar a celebração desta data para promover o entendimento de que a Educação Ambiental deve ser compreendida de maneira mais ampla, como um instrumento da gestão ambiental que, ao trabalhar de maneira integrada com outras políticas públicas, por meio de processos formativos, promove o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida para toda a sociedade.
É a partir desse olhar que o Daae, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolve ações integradas de gestão ambiental com outras secretarias municipais, estaduais, empresas privadas e organizações não-governamentais, tornando a universalização da educação um mecanismo transformador na maneira de agir, pensar, compreender e se reconhecer como indivíduo integrante de um ecossistema sensível, que demanda harmonia e respeito entre todos os seres.
Fonte: Calendário Ambiental do Portal da Educação Ambiental em https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br
Gerência de Comunicação e Eventos, 03 de junho de 2022.