VEJA O MAPA COM DIAS E TURNOS DE COLETA DE LIXO NO SEU BAIRRO
INSTRUÇÕES DE USO DO MAPA INTERATIVO DA COLETA DOMICILIAR
CONHEÇA O PANFLETO EDUCATIVO
“TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O LIXO DOMICILIAR”
O QUE É LIXO, QUAIS SÃO OS TIPOS E SUAS CORRETAS DESTINAÇÕES?
Lixo ou rejeito é todo resto das atividades humanas, considerados pelos geradores, como inúteis, indesejáveis ou descartáveis.
Geradores são todas as pessoas pois, todas produzem lixo, sendo, em Araraquara, essa produção, em média, de 800 gramas por habitante por dia.
Lixo doméstico (lixo comum) é todo aquele produzido nas residências, no comércio e até nas indústrias, quando semelhantes ao lixo de residências, por exemplo: lixo de cozinha (restos de alimentos manipulados, papel toalha e guardanapos); lixo de banheiro (papel higiênico, absorventes, máscaras descartáveis de proteção contra COVID, fraldas); outros tipos como roupas, sapatos, bolsas e cintos, velhos e impróprios para doação.
Lembre-se: resíduos recicláveis como papeis e papelão, plásticos inclusive “isopor”, vidros, metais ferrosos (latinhas de alimentos em conserva) e não ferrosos (latinhas de alumínio), embalagens longa vida (de leite, de suco e outros produtos) devem ser doados à coleta seletiva que tem recolhimento diferenciado porta a porta, semanal em todos os bairros da cidade.
Separar os resíduos recicláveis do lixo comum é fundamental para preservação ambiental assim como de grande importância social pois destes resíduos dependem inúmeras famílias que vivem do trabalho de coleta de recicláveis. Conheça mais sobre a coleta seletiva em: https://daaeararaquara.com.br/coleta-seletiva/ .
Resíduos de construção civil, gerados em pequenas reformas e consertos e também resíduos de podas de árvores devem ser encaminhados aos PEVs (Bolsões de Entulho). Resíduos Volumosos como móveis estofados (sofás, colchões), móveis de madeira (camas, guarda-roupas) também devem ser encaminhados aos PEVs. Conheça mais sobre os Bolsões em: https://daaeararaquara.com.br/pontos-de-entregas-de-entulhos/.
Resíduos de varrição de casas e quintais podem ser colocados junto com o lixo comum.
COMO DESCARTAR CORRETAMENTE O LIXO, QUAL A ROTA DESDE O LOCAL DE COLETA ATÉ A DISPOSIÇÃO FINAL?
O lixo comum deve ser acondicionado, preferencialmente, em sacos plásticos próprios para essa finalidade, resistentes e com capacidade adequadas para o volume e peso do lixo.
Separar o lixo em mais de uma embalagem caso seja muito pesado ou ocupe mais de três quartos da capacidade em volume do saco.
Amarre firmemente a boca do saco para evitar espalhamento do lixo.
Procure colocar os sacos de lixo em lixeiras com altura suficiente para impedir o acesso de animais como cães e gatos.
Não pendure os sacos de lixo em postes e árvores, se não tiver lixeira coloque na calçada em frente sua residência.
Observe sempre os dias e horários em que a coleta é feita na sua rua e coloque o lixo para coleta no máximo uma hora antes do horário em que o caminhão e os coletores passam para recolhê-lo.
Não coloque o lixo no canteiro central de ruas e avenidas, dispositivos viários, praças e jardins públicos, pois colocar o lixo em outro lugar que não a frente de seu imóvel pode acarretar multa.
CONHEÇA O PANFLETO EDUCATIVO
“LIXO NOS CANTEIROS”
A rota do lixo: O lixo é recolhido na frente da sua residência ou comércio pelos coletores (garis) e colocado em caminhão coletor compactador e transportado até a estação de transbordo (transferência) localizada na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, atrás do Parque Pinheirinho. Lá o lixo é descarregado dos caminhões coletores dentro de grandes caçambas que quando cheias são transportadas duas a duas em caminhões especiais a uma distância de sessenta quilómetros até um aterro sanitário devidamente licenciado e apto a receber estes resíduos sem causar danos ao meio ambiente. Nesse local, o lixo é depositado e coberto, atendendo todas as normas técnicas de saúde e meio ambiente.
O que não se deve descartar no lixo comum
- Remédios vencidos ou não;
- Resíduos de serviços de saúde (lixo hospitalar), como agulhas de aplicação de insulina e curativos contaminados;
- Pneus inservíveis;
- Cacos ou garrafas de vidro, metais pontiagudos ou cortantes.
O descarte de materiais cortantes, como cacos de vidro, louças e tampas serrilhadas de latinhas de conservas, requer atenção. Quando mal embalados, esses produtos podem provocar ferimentos em coletores e catadores de lixo. Em Araraquara, por exemplo, dezenas de colaboradores da limpeza pública ficaram feridos por conta deste descuido da parte de quem descarta.
Resíduos cortantes ou perfurocortantes podem ser extremamente perigosos quando não descartados de forma correta, além de poderem machucar pessoas e animais que mexem no lixo antes de serem recolhidos e podem também prejudicar os trabalhadores responsáveis por recolher esses resíduos. Infelizmente nossos coletores tem sofrido muitos acidentes desta natureza e para evitar que isso aconteça, é necessário descartar esse tipo de material de forma correta para evitar acidentes.
É considerado um resíduo cortante ou perfurocortante qualquer objeto que contém bordas, pontas, protuberâncias rígidas e sejam capazes de cortar ou causar perfurações. Itens comumente usados em casa podem ser perfurocortantes, é o caso por exemplo de lâminas de barbear, agulhas, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e principalmente vidro ou louça quebrados.
Descarte de forma separada
Seringas, agulhas de uso doméstico devem ser descartados como resíduo de serviço de saúde – RSS diretamente nos pontos de coleta específicos da cidade, que pode ser uma farmácia ou um posto de saúde
Lâminas de barbear, brocas, pregos, pedaços de madeira, tampas serrilhadas de latinhas de conserva e principalmente vidro ou louça quebrados não devem ser descartados sem um acondicionamento apropriado antes de se juntar com o restante do lixo. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial ainda que não estejam quebradas, o ideal é que esses itens sejam colocados separados em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com material.
Coloque dentro de um recipiente resistente
Sempre que houver este tipo de resíduos na residência, coloque-os dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma caixa de papelão vazia e fechada. No caso de latinhas de conservas, apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata evitando que ela possa causar acidentes.
Sinalize o recipiente
Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material cortante ou perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO! MATERIAL CORTANTE ou escreva o que realmente se trata, por exemplo: CUIDADO! VIDRO QUEBRADO! Com esses simples cuidados, preservamos a integridade física dos nossos coletores.
Em Araraquara, a Coleta Seletiva realizada pelo DAAE através da Cooperativa Acácia de Catadores, recolhe materiais recicláveis de vidro, inclusive quebrados, desde que devidamente embalados para a proteção dos Cooperados coletores.
ONDE DESCARTAR OUTROS TIPOS DE RESÍDUOS?
Pilhas e baterias: nas lojas de venda desses produtos, algumas redes de farmácias, entidades como SESC, SENAC, SESI e SENAI.
Baterias de celular: nas lojas de venda de celulares
Lâmpadas fluorescentes: nas lojas de materiais elétricos ou nos PEVs (bolsões).
Equipamentos eletroeletrônicos: na Casa Caibar Schutel, nos PEVs (bolsões),
Outras informações sobre resíduos podem ser obtidas no site do Daae: www.daaeararaquara.com.br na aba serviços – resíduos sólidos ou pelo telefone 33249578.
Para mais informações sobre a Coleta de Lixo Domiciliar, entre em contato com a Gerência Resíduos Sólidos do DAAE:
Telefones: (16) 3324-9578 ou pelo 0800 602 2324.
E-mail: [email protected]
RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS:
0800 602 2324
Para a Coleta Seletiva, o município foi dividido em seis setores e, com isso, haverá Coleta pelo menos em um dia da semana em cada setor. Nas áreas de recreio e distritos industriais, onde o acesso é difícil e a densidade populacional é menor, estão sendo implantados Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Neles, serão colocadas grandes sacolas (bags), penduradas em uma armação de ferro, que deverão receber o material reciclável, recolhido ao menos uma vez por semana.