A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação, Defesa Civil (vinculada à Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública) e o Daae, divulgou nesta quinta-feira (04), a programação da Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas.
A programação terá início na segunda-feira (8) e contará com distribuição de materiais informativos, ações em mídia digital e exibição de documentários. A semana se encerra no sábado (13), na Praça Pedro de Toledo, com a participação no evento “Biologando”, promovido pela Universidade de Araraquara (Uniara), com início previsto para às 8hs e término às 11hs. A campanha também será divulgada pelas redes sociais da Prefeitura Municipal e pela TV e rádio Uniara.
A Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Prática de Queimadas Urbanas foi instituída pela lei municipal nº 7.034, de 1º de julho de 2.009, de autoria do ex-vereador Elias Chediek e visa alertar sobre os impactos das queimadas para o meio ambiente, para a segurança e, especialmente, para a saúde da população.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade explica que a campanha visa esclarecer a população sobre os malefícios causados pelas queimadas, além de reforçar o trabalho de fiscalização feito pela Prefeitura e a importância de a população colaborar com denúncias. Destaca ainda que, ao longo da semana, no Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto (CMEA-Basalto), serão exibidos documentários dos problemas ambientais ocasionados pelas queimadas urbanas, bem como o que as pessoas podem fazer para evitá-las e denunciar os infratores.
Para o Superintende do Daae, Delorges Mano, conscientizar sobre a prevenção e combate às queimadas é fundamental na busca do equilíbrio e preservação do meio ambiente urbano, e ressalta ainda, “preservar e conservar a vegetação das matas ciliares e nascentes dos rios urbanos contra as queimadas, é garantir a quantidade e qualidade da água utilizada no abastecimento público, pois, em Araraquara, cerca de 40% de toda água captada, tratada e distribuída pelo Daae é de origem de mananciais superficiais, sendo 25% vindo de rios inseridos totalmente no ambiente urbano, como o Córrego Água dos Paióis e o Ribeirão das Cruzes com seus afluentes, Serralhal, Tanquinho e Marivan”.
Já a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, salienta que a Semana de Conscientização marca o início do período de estiagem, que é o período da diminuição ou ausência das chuvas, onde o número de ocorrências de queimadas e incêndios são altamente elevados. Ainda de acordo com a Defesa Civil, durante os meses da estiagem, os trabalhos de preparação e resposta para o enfrentamento das queimadas por parte da administração municipal são intensificados, mas é necessária a participação de toda a população local, principalmente quanto às denúncias, para que possamos ao final do período, termos êxito na redução do número de ocorrências de incêndios e queimadas.
Em caso de queimadas urbanas, qualquer morador de Araraquara pode fazer denúncias pelos seguintes contatos:
Canais de denúncia:
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade: 3339-5000 e 3335-7040
– Polícia Militar Ambiental: 3331-3797
– Guarda Municipal: 153
– Cetesb: 3332-2211
Para conter o fogo, acione imediatamente:
– Corpo de Bombeiros: 193
Em casos de dúvidas:
– Defesa Civil: 199