Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

TREINAMENTO EM SOFTWARE CONTEMPLA LABORATÓRIOS, ETAs E ETEs

TREINAMENTO EM SOFTWARE CONTEMPLA LABORATÓRIOS, ETAs E ETEs

De 2 a 13 de fevereiro, servidores da Divisão de Tratamento de Água e Esgoto participaram de treinamento promovido pela empresa Unicorp, como parte da implantação do software UniLIMS. A capacitação foi destinada a todos os servidores da Divisão, com conteúdo específico conforme as áreas de atuação de cada equipe.

A ferramenta integra, em um único sistema, a gestão das demandas dos laboratórios e da área operacional das ETAs e ETEs. A plataforma contempla relatórios de coletas, análises e calibrações, inserção de dados no SISAGUA, vinculado à Vigilância Sanitária, além do controle de arquivos e de estoques de reagentes e produtos químicos.

Segundo a chefe da Divisão de Tratamento de Água e Esgoto, Renata Lombardi “o DAAE estruturou as etapas necessárias para a implantação dessa solução, que proporcionará maior organização dos dados, ampliará a confiabilidade dos resultados e representará um avanço significativo rumo à acreditação ISO 17025”, explicou.

Para o chefe da Subdivisão de Tratamento de Água, Francisco Cerni, a ferramenta também trará impactos diretos à rotina operacional. “A implantação do sistema representará um avanço significativo no controle do processo de tratamento de água, permitirá maior rastreabilidade das informações, garantirá a padronização dos registros, assegurará o controle dos produtos químicos e oferecerá suporte mais eficiente à tomada de decisões”, afirmou.

Emerson Luiz de Paula, chefe da Subdivisão de Análise e Controle de Qualidade, destacou os benefícios para a área laboratorial. “A ferramenta favorecerá a gestão do laboratório, proporcionará resultados mais confiáveis e alinhará os procedimentos aos processos mais modernos existentes em nível nacional para laboratórios de análise de água e esgoto”, declarou.

Em relação às estações de tratamento de esgotos, o chefe da Subdivisão de Tratamento de Esgotos, Weverton Nozela, ressaltou os ganhos para a rotina das unidades. “O sistema aplicado às ETEs representa um importante passo para a operação das unidades, que se tornará mais dinâmica e eficiente, principalmente por reduzir de forma significativa a quantidade de papel utilizada no dia a dia, o que também contribui para a preservação do meio ambiente”, afirmou.