TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS

O tratamento de água e esgotos do município de Araraquara é de responsabilidade da Gerência de Tratamento de Água e Esgotos, a qual é formada pelas Unidades de Tratamento de Água, Tratamento de Esgotos e de Análise e Controle de Qualidade, conforme Lei Municipal nº 8.868 de 06 de janeiro de 2017 – Art. 27.

A Unidade de Tratamento de Água é responsável pelas atividades relativas à operação dos sistemas de captação e tratamento de água para abastecimento público da cidade de Araraquara, compreendendo duas estações de tratamento de água, 46 reservatórios e 25 poços.

A Unidade de Tratamento de Esgotos é responsável pelas atividades relativas à operação dos sistemas de coleta e de tratamento de esgotos, compreendendo três estações de tratamento de esgotos.

A Unidade de Análises e Controle de Qualidade é responsável pelas atividades relacionadas às coletas e análises físicas, químicas e microbiológicas do laboratório de análises do Daae.
Atualmente, a água distribuída para a população é captada de mananciais superficiais e de poços (captações subterrâneas). A água captada dos mananciais é encaminhada para a estação de tratamento de água para tratamento e distribuída para a população atendendo as exigências da portaria de Consolidação nº5/2017 do Ministério da Saúde.

Após o consumo humano na cidade, esta água, imprópria para lançamento nos corpos hídricos é enviada a estação de tratamento de esgotos, onde após submeter a um processo de tratamento para remoção dos poluentes é lançada no corpo hídrico, sendo este classificado de acordo com a resolução Conama 357/2005 e respeitando os limites estabelecidos pelas resoluções Conama 430/2011 e Decreto Estadual 8468/1976 para lançamento.
No globo terrestre existem ciclos da água (ciclos hidrológicos), após sua utilização a água sofre alterações em suas características onde ela precisa ser recuperada para voltar a natureza, conforme mostra a Figura abaixo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp