Os engenheiros do Departamento Autônomo de Água e Esgotos, José Braz Scognamiglio, Diretor de Planejamento, Rogério do Prado Lima, Gerente de Planejamento e José Roberto Meciano Junior, Gerente de Engenharia, proferiram uma palestra no Curso de Aperfeiçoamento Profissional Estratégias de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos aplicadas ao contexto da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (UGRHI 13), no último dia 05/09/23.
O Curso está sendo oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e é vinculado ao “Programa de Drenagem Sustentável e Revitalização de Rios Urbanos” da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Tietê-Jacaré (UGRHI 13) no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré (CBH-TJ). Este Programa tem definido metas e as atividades a serem realizadas nos municípios da bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré, com vistas a identificar, propor e exemplificar modelos mais sustentáveis de drenagem e de intervenção nos cursos d’água urbanos. Uma de suas metas abrange a capacitação de técnicos com atuação na região da UGRHI 13 e a produção de materiais educativos e de comunicação, visando contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das águas urbanas e aprimorar os processos de elaboração de projetos de drenagem e de intervenção em cursos d’água desta Bacia Hidrográfica.
O Curso visa formar, sensibilizar e mobilizar gestores e técnicos municipais, estudantes e educadores em geral para o planejamento e o desenvolvimento de estratégias e ações de Drenagem Sustentável e de Revitalização e Renaturalização de Rios Urbanos. E, de forma complementar, busca, também, debater bases teóricas para instrumentalizar o público-alvo na elaboração de projetos de drenagem sustentável e apresentar experiências práticas e aplicadas sobre casos que proponham modelos e tecnologias inovadoras nas temáticas envolvidas.
A contribuição da autarquia neste curso que contém dez aulas, foi na quarta aula, compartilhando a expertise da autarquia na elaboração de projetos encaminhados ao CHB-TJ. O Daae faz parte do Comitê desde a sua fundação em 1999 e desde 2004 apresenta, ininterruptamente, projetos para obtenção de recursos financeiros. Ao longo destes anos, o Daae já recebeu do FEHIDRO, R$ 15milhões que foram aplicados em obras de esgotamento sanitário, controle de perdas e educação ambiental. Os valores de contrapartida da autarquia ao longo deste período foram da ordem de R$ de 7 milhões.
Em Araraquara, técnicos do Daae, das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviço Públicos estão participando desta formação visando a capacitação do corpo técnico para contribuir no aperfeiçoamento da gestão das águas urbanas e no desenvolvimento de estratégias e ações de drenagem sustentável.