O superintendente do Daae, Donizete Simioni, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, visitou nesta semana, o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Guatapará, local para onde são enviadas cerca de cinco mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares geradas em Araraquara todo mês.
Localizado a 50 quilômetros de Araraquara, o CGR de Guatapará já recebeu cerca de 10 milhões de toneladas de resíduos desde sua inauguração em 2007. Atualmente, recebe resíduos de 14 municípios da região, sendo Araraquara a segunda maior cidade, ficando atrás somente de Ribeirão Preto.
Os visitantes tiveram oportunidade de conhecer a usina de biogás, que utiliza os gases gerados no processo de decomposição do lixo, principalmente o metano, para produzir energia. De acordo com o Assistente de Operações Jessé Garcia, a usina tem capacidade de produzir 4,2 megawatts de energia e abastece a subestação de Pradópolis.
A visita integra o protocolo das diretivas de resíduos sólidos do Programa Município VerdeAzul, do governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Também acompanharam a visita o gerente de Resíduos Sólidos, Agamemnon Brunetti, o coordenador Unidade de Compostagem, Gabriel Salazar e o coordenador municipal executivo de Gestão Ambiental, Gelson Caldeira Dantas.
Gerência de Comunicação e Eventos, 31 de julho de 2021.