Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

SUPERINTENDENTE INSPECIONA PRAÇA SUSTENTÁVEL DO PEV VICTÓRIO DE SANTI

SUPERINTENDENTE INSPECIONA PRAÇA SUSTENTÁVEL DO PEV VICTÓRIO DE SANTI

O superintendente do Daae, Delorges Mano, inspecionou os últimos acabamentos da praça sustentável do PEV Jardim Victório de Santi, que será entregue à população no dia 13 de setembro.

A praça é a quarta desse tipo no município, onde toda a arquitetura da área foi pensada sob o conceito de sustentabilidade, a partir da reutilização de materiais descartados e do emprego de mão de obra própria, gerando custo zero à autarquia.

A praça possui iluminação com leds (mais duráveis do que lâmpadas comuns) executada pela prefeitura, projeto paisagístico reaproveitando o que já estava no local e enfatizando o uso composto por diferentes espécies com funções fitoterápicas e frutíferas.
O mobiliário da praça foi feito com a reutilização de materiais: bancos, lixeiras e floreiras feitas de sobras de tubos utilizados pelo Daae em redes e ramais de água e esgotos; bancos de madeira e brinquedos feitos a partir madeira descartada na Estação de Tratamento de Resíduos de Construção Civil (ETRCC); mesa de bobina doada pela CPFL; guias dos canteiros feitas com corpos de prova doados; pavimentação feita com agregado reciclado, oriundo do processo de britagem e peneiramento de resíduos da construção civil; tintas que são sobras de outras obras.

A vistoria foi acompanhada pela diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, Simone de Oliveira e pela engenheira Bianca de Angelis Poli, da gerência de Resíduos Especiais.

Segundo a diretora, a área onde está sendo instalada a praça é contígua ao PEV e estava servindo de depósito de materiais. “Em maio de 2023, os técnicos do Daae visitaram todas as residências vizinhas ao PEV, solicitando que fossem retirados os materiais, pois o local passaria por uma requalificação”, disse.

Posteriormente, foi realizada uma reunião com os moradores da vizinhança para compartilhar a ideia de reaproveitamento do espaço. “A princípio ocorreu resistência pois a população ficou receosa se o espaço não serviria de abrigo para uso de entorpecentes ou se seria vandalizado. Entretanto, inspirados na experiência das três praças sustentáveis já criadas, os técnicos do Daae apostaram na ideia, recebendo o apoio dos moradores que ajudaram na confecção de um dos brinquedos e na criação de um canteiro de plantas medicinais”, completou Simone.

Para Delorges Mano, o projeto de praças sustentáveis no município têm obtido êxito e grande aceitação pela comunidade. “Essa é a quarta praça sustentável do município e reflete um modelo no qual o conceito de sustentabilidade pode ser adotado, objetivando economia, respeito ao meio ambiente, o envolvimento entre o poder público e a população e oferecendo mais qualidade de vida e tornando a cidade parte de todos que nela habitam”, afirmou o superintendente.