O superintendente do Daae, Donizete Simioni, esteve na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, zona leste do município, para acompanhar as adequações que estão sendo realizadas no Centro de Triagem, onde funciona a Cooperativa Acácia.
Atualmente, a Acácia conta com 204 cooperados que trabalham na coleta, triagem e beneficiamento de cerca de 500 toneladas de materiais recicláveis por mês. Mesmo com o afastamento de alguns trabalhadores durante o período de pandemia, a coleta seletiva porta a porta foi mantida em 100% do município.
Entre as melhorias implementadas no local estão a limpeza da área onde são depositados os rejeitos da triagem, a pavimentação com agregado reciclado, a colocação de placas de concreto para base de container e a execução de rampa de acesso para recolha de materiais metálicos.
Ainda estão previstas outras melhorias como:
– Substituição de alambrado por muro de placas pré-moldadas na lateral da área onde o material reciclável é depositado, antes de seguir para a triagem, diminuindo as chances de incêndios atingirem o local;
– Adequação do sistema de abastecimento de água para possibilitar o processo de umidificação do material reciclável, quando necessário;
– Implantação de sistema repelente de pombos no galpão principal e na sede administrativa.
“O objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho aos cooperados, além de aprimorar a logística do material dentro da estação, evitando acúmulos”, afirmou Simone Oliveira, diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, que acompanhou a visita.
“Nossa meta é reciclagem total, rejeito zero, ou seja, reaproveitamento de todo o material recolhido”, ressaltou Simioni.
Também estiveram presentes na visita a gerente de Coleta Seletiva, Clarissa Mattoso, o gerente de Redes, Antônio de Souza Freitas Junior, e o coordenador de Planejamento e Gestão de Resíduos Recicláveis, Charles Mendonça.
Gerência de Comunicação e Eventos, 26 de abril de 2021.