Ação da Vigilância em Saúde foi concluída nesta terça-feira (3), na Vila Xavier, com a coleta de quatro toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
As equipes da Vigilância em Saúde concluíram nesta terça-feira (3) os mutirões de combate à dengue da “Semana Lixo Zero” com mobilização na região da Vila Xavier.
Ao todo, desde a abertura da programação da semana, foram recolhidos 38 toneladas de materiais inservíveis descartados pelos moradores do Altos de Pinheiros, da Vila Biagioni, do Jardim das Estações, da própria Vila Xavier e durante limpeza no Córrego do Tanquinho.
Na Vila Xavier, na última quinta-feira (29) e nesta terça-feira, foram recolhidas 9,6 toneladas de materiais que tinham potencial para se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
A “Semana Lixo Zero”, organizada nacionalmente, contou com a participação de Araraquara, por meio da Vigilância e do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), além de entidades parceiras. Em todo o Brasil, houve mobilização do Instituto Lixo Zero Brasil e de embaixadores Lixo Zero, ONGs, institutos, instituições públicas, projetos, coletivos, grupos, empresas e ativistas ambientais.
Mesmo com o término da “Semana Lixo Zero”, as ações de combate à dengue das equipes da Vigilância em Saúde estão previstas para continuar por todo o verão, estação marcada por ser chuvosa e por favorecer o surgimento de recipientes com água parada, o ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypti.
Fonte/Foto: PMA
Gerência de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, 04 de novembro de 2020.