Ocorreu na manhã de terça-feira (21), no auditório da autarquia, a apresentação da proposta de Plano Diretor de Perdas e Setorização da área urbana de Araraquara, que traz um diagnóstico da situação atual do sistema de abastecimento do município e aponta ações de curto, médio e longo prazo para redução dos índices de perdas físicas de água e melhoria da eficiência do sistema.
Entre as ações estabelecidas no plano como prioritárias estão a ampliação da implantação de telemetria e inversores de frequência, intensificação das pesquisas de vazamentos e fraudes, substituição de hidrômetros com mais de cinco anos, tendo como referência a Portaria 246/00 do Inmetro, substituição de redes antigas mais propensas ao surgimento de vazamentos e a ampliação da instalação de macromedidores de vazão e válvulas redutoras de pressão.
Essas ações foram distribuídas ao longo dos próximos 20 anos e totalizam investimento previsto de R$ 171 milhões. A meta é atingir o índice de 25% de perdas nas redes de distribuição do município, ao final da implantação do plano, em 2042.
O diretor Comercial e Relações Institucionais, Alexandre Pierri, destaca que a elaboração do estudo envolveu a interação das gerências de Controle de Perdas e Eficiência Energética e Comercial. “Não adianta só contratarmos um plano, o envolvimento dos servidores é essencial para que ocorra o desenvolvimento técnico da equipe e comprometimento com a concretização das ações”, enfatiza o diretor.
De acordo com o superintendente do Daae, Donizete Simioni, após a deliberação do corpo técnico da autarquia em relação à proposta apresentada, serão realizadas audiências públicas para debate e aprovação do plano, com o objetivo de transformá-lo em lei.
Ainda de acordo com Simioni, após a aprovação do plano, as ações propostas serão consolidadas em projetos que servirão para pleitear recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e de contrapartidas de novos empreendimentos imobiliários.
Participaram da apresentação os diretores Alexandre Pierri (Comercial e Relações Institucionais), Anna Padilha (Tratamento de Água e Esgotos), Fernando Lourencetti (Operacional) e José Braz Scognamiglio (Planejamento), além de gerentes e coordenadores da autarquia e representantes da empresa Novaes Engenharia, responsável pela elaboração do plano.
Gerência de Comunicação e Eventos, 24 de junho de 2022.