A Prof. Dra. Raquel Fernandes Pupo Nogueira, que atua como livre docente no Instituto de Química da Unesp de Araraquara, esteve no auditório do Daae para apresentar à Diretoria de Tratamento de Água e Esgotos, parte do trabalho científico que desenvolve com o efluente da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Araraquara.
O trabalho consiste na utilização de processos oxidativos avançados como complemento ao tratamento de esgotos, com o objetivo de reduzir os contaminantes não removidos nas etapas convencionais de tratamento, melhorando a qualidade do efluente que é devolvido ao meio ambiente.
Na pesquisa com o efluente da ETE, foi utilizada a técnica Foto/Fenton, que usa luz e catalisadores (compostos inorgânicos à base de ferro) para degradar compostos orgânicos. Os resultados das análises apontaram uma redução significativa dos compostos orgânicos presentes no efluente.
“Um dos pontos interessantes da pesquisa é a possibilidade de utilização do próprio lodo gerado no processo convencional de tratamento como catalisador’, pontuou o coordenador da Unidade de Tratamento de Esgotos, Weverton Nozella.
A professora Raquel aproveitou a apresentação para agradecer a parceria entre o Instituto de Química e o Daae desde 2017 e destacar que a pesquisa desenvolvida em Araraquara é fruto de um trabalho em conjunto com universidades da África do Sul, Alemanha e França.
Foram discutidas ainda a possibilidade de implantação de uma planta piloto da técnica usada na pesquisa na ETE Araraquara, a utilização do processo Foto/Fenton como etapa de desinfecção e a expansão da pesquisa utilizando-se efluentes da ETE Bueno de Andrada e da Estação Compacta de Tratamento de Esgotos do Assentamento Bela Vista.
Estiveram presentes na apresentação a diretora de Tratamento de Água e Esgotos, Anna Padilha, a gerente de Tratamento de Água e Esgotos, Renata Lombardi, os coordenadores Weverton Nozella (Tratamento de Esgotos), Daniel (Tratamento de Água) e Emerson (Análise e Controle de Qualidade), entre outros servidores da respectiva diretoria, além da Dra. Jany Hellen Ferreira de Jesus e da Me. Karia Virgínia Leite Lima, que também colaboraram com a realização do trabalho.
Gerência de Comunicação e Eventos, 22 de outubro de 2021.