Perguntas Frequentes
- Como obter a segunda via da minha conta de água?
A segunda via pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento:
- Atendimento online (chat): disponível no site daaeararaquara.com.br, necessário informar matrícula e CPF do usuário.
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
- Necessário que próprio usuário retire a segunda via.
- Se cadastro não estiver atualizado, realizar através do site em serviços digitais ou presencialmente.
- Como alterar o nome de usuário ou proprietário na conta de água?
A alteração cadastral de usuário ou proprietário pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
- Para usuário: necessário documento do imóvel (contrato de locação, casa cedida), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão assinado.
- Para proprietário: necessário documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão Assinado.
- Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços: disponível no site, contato – termo de adesão.
- Como colocar a conta de água em débito automático?
Para cadastrar a conta de água do DAAE em débito automático, o usuário deve solicitar diretamente pelos canais digitais do banco desejado ou se dirigir presencialmente até a sua agência bancária. Vale lembrar que o código para débito automático é o da matrícula que consta em suas contas.
- Como alterar o vencimento da conta de água?
A conta de água poderá ter um vencimento alternativo e para realizar sua alteração, a matrícula não poderá ter nenhuma conta vencida. A solicitação e verificação de datas disponíveis poderá ser realizada no atendimento presencial.
- Como alterar a forma de envio da minha conta de água?
A conta de água poderá ser entregue no imóvel pelos leituristas ou poderá ser enviada através de e-mail (fatura digital).
A mudança pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento:
- Serviços digitais, troca de titularidade: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
- Quais os endereços e horário do atendimento presencial?
CAUD Fonte
Rua José Parisi, 331 – Vila Velosa
Horário: 08h50 às 16h50
PAP Prefeitura
Rua São Bento, 840 (Paço Municipal)
Horário: 9h30 às 16h30
PAP Vila Xavier
Av. Francisco Vaz Filho, 2.049, Jd. Tabapuã (subprefeitura Vila Xavier).
Horário: 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
PAP Selmi Dei
Rua Dr. José Logatti 1008, Jardim Adalberto Roxo (Selmi Dei)
Horário: 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
– Sendo os postos de atendimento CAUD e Vila Xavier somente com agendamento através do site www.daaeararaquara.com.br ou 0800 602 2324.
- Como agendar um atendimento?
Para realizar um agendamento para o Posto de Atendimento CAUD ou Vila Xavier necessário solicitar através do site www.daaeararaquara.com.br (mesmo ícone de serviços digitais) ou 0800 602 2324.
Se a situação de água do imóvel estiver cortada, não é necessário agendamento.
- Como solicitar reabertura da ligação de água?
Para solicitar a reabertura da ligação de água, necessário que usuário não tenha débitos vencidos vinculados ao seu nome, mesmo em outros imóveis de sua responsabilidade e o cadastro esteja atualizado, constando o seu nome no usuário.
Pode ser realizado através dos seguintes canais de atendimento:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br.
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
- APP DAAE Araraquara: baixar no Google Play ou App Store.
- Caso precise negociar o débito, compareça ao posto de atendimento presencial.
- Como fazer parcelamento das contas de água?
A simulação de negociação de débitos pode ser realizada presencialmente nos postos de atendimento.
Necessário apresentar documentação do imóvel e pessoal.
- Para usuário: necessário documento do imóvel (contrato de locação, declaração de casa cedida), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão assinado.
- Para proprietário: necessário documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão Assinado.
- Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços: disponível no site, contato – termo de adesão.
A lei que regulamenta o parcelamento do DAAE é o Decreto n.º 12.547/2021.
- Como abrir um processo de excesso de consumo?
Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:
- Vazamento de água visível ou não visível;
- Uso da água para construção ou reforma;
- Alteração do número de pessoas no imóvel no período medido;
- Ceder água para terceiros;
- Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;
- Troca de água de piscina.
Se caso verificado vazamento interno não visível em seu imóvel, segundo a Resolução ARES/PCJ n.º 424/2022, no art.18, § 1º o usuário tem o direito de ter os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário cobrados pela média dos últimos 6 (seis) meses, conforme tarifa normal, e o volume excedente medido será cobrado pelo custo do metro cúbico unitário de fornecimento de água, limitado a uma conta a cada 6 (seis) meses.
A solicitação de revisão da conta em excesso poderá ser realizada:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
O DAAE não realiza reparos de vazamento interno.
- Como solicitar o consumo final para troca de titularidade?
Se o usuário estiver saindo do imóvel e necessita alterar a titularidade, ele deverá solicitar o consumo final. O consumo final poderá ser com corte ou sem (sendo realizada somente a leitura).
Necessário que o imóvel não possua débitos. Se caso houver, necessário o pagamento.
Após a execução do serviço solicitado, será emitida um guia de pagamento com os valores do consumo final.
Realizado o pagamento, será alterado cadastro e retirado o nome do usuário.
A solicitação de consumo final, com ou sem corte poderá ser realizada em:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
- Como agendar entrevista com a assistente social?
O Fundo social do DAAE tem por finalidade proporcionar, aos usuários em comprovada situação de vulnerabilidade e/ou risco socioeconômico, as condições para a quitação de seus débitos acumulados com a autarquia.
Necessário que o usuário atenda aos requisitos para avaliação socioeconômica por Assistente Social.
O Decreto n.º 12.900/2022, dispõe sobre as medidas administrativas relativas à aplicação dos recursos do Fundo Social.
O usuário deverá preencher ao menos um dos requisitos para ser encaminhado à avaliação:
I – renda familiar mensal de até 3 salários mínimos;
II – renda familiar mensal per capta de até meio salário mínimo;
III – inscrição no CadÚnico;
IV – titular ou integrante da família com grave problema de saúde, comprovado por laudo médico, cujos gastos com medicação ou tratamento comprometa a situação econômica;
V – O solicitante não pode ter vínculo com outro imóvel, ou seja, tem que ser proprietário ou locatário de um único imóvel;
VI – O consumo de água tem que ser condizente com o número de moradores.
A solicitação de triagem para entrevista com Assistente Social poderá ser realizada:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
Necessário apresentar documentação do imóvel e pessoal.
- Para usuário: necessário documento do imóvel (contrato de locação, declaração de casa cedida), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão assinado.
- Para proprietário: necessário documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão Assinado.
- Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços: disponível no site, contato – termo de adesão.
- Como é calculado o valor da conta?
A conta em si é formada pelos itens:
- Valor da Água
- Valor do Esgoto
- Valor de Resíduos Sólidos
Sendo calculados de acordo com a categoria (residencial, comercial, público e industrial) e frequência de coleta de resíduos (três ou seis vezes) de acordo com o volume registrado no mês pelo medidor.
Tabela com as faixas de consumo e valores no site www.daaeararaquara.com.br, Serviços-Água e Esgoto – Preços e Tarifas.
Além das tarifas, a conta poderá conter:
- Lançamento por pagamento em atraso: Juros de mora / correção monetária/ multas / acréscimos;
- Lançamento de serviços realizados: reabertura, supressão, ligação nova, troca de registro. Descrição total de serviços na Resolução ARES/PCJ n.º 543/2024
- Lançamento de multas por infração: irregularidades descritas na Resolução ARES/PCJ n.º 424/2022;
- Lançamento de outros descartes de resíduos: resíduos de saúde, resíduos de construção civil, entre outros serviços da empresa Ecoares.
- Parcelas de acordos realizados.
Valores atualizados de água e esgoto, além de serviços – Resolução ARES/PCJ n.º 543/2024
Valores atualizados da Tarifa de Resíduos Sólidos – Decreto n.º 13.876/2025
- Quais tarifas são praticadas pelo DAAE?
As tarifas praticadas pelo DAAE são:
- Residencial – categorias residenciais
- Comercial – categorias comerciais
- Pública – categorias públicas (igrejas, escolas…)
- Industrial – categorias industriais
- MEI – Empresas cadastradas como MEI e que apresentam a documentação ao atendimento presencial. Cobrança pelo valor da tarifa residencial e atualização anual.
- Residencial Social – Famílias cadastradas no CADúnico, com categoria residencial, que são beneficiárias de descontos em faixas de consumo até 20m3.
Para tabela completa de valores, acessar no site do DAAE a aba SERVIÇOS – ÁGUA E ESFOTO – PREÇOS E TARIFAS.
- Como solicitar uma ligação nova de água e esgoto?
Para solicitar a ligação de água e esgoto em um terreno, o proprietário poderá solicitar em:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
Necessário apresentar documentação:
- Documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura);
- Documento pessoal (CNH ou CPF/RG);
- Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços assinado (disponível no site, contato – termo de adesão).
Será emitida uma guia de pagamento com valor da caixa simples ou caixa dupla.
Após a execução da ligação, serviço será lançado em conta.
Procedimento de instalação de caixa até a execução será repassado pelo atendente.
- Como alterar a ligação de água de cavalete para caixa padrão?
Se caso a ligação de água está fora do padrão, ainda em cavalete e interno, e imóvel recebeu notificação para adequação, o proprietário deverá solicitar através:
- Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
- Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
Necessário apresentar documentação:
- Documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura);
- Documento pessoal (CNH ou CPF/RG);
- Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços assinado (disponível no site, contato – termo de adesão).
Procedimento de instalação de caixa até a execução será repassado pelo atendente.
- O que ocorre quando é realizado o pagamento da conta em duplicidade?
Quando há conta com pagamento em duplicidade, o valor será lançado em contas futuras como crédito. Não é necessário fazer nenhuma solicitação.