PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Como obter a segunda via da minha conta de água?

A segunda via pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento:

  • Atendimento online (chat): disponível no site daaeararaquara.com.br, necessário informar matrícula e CPF do usuário.
  • Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
    • Necessário que próprio usuário retire a segunda via.
    • Se cadastro não estiver atualizado, realizar através do site em serviços digitais ou presencialmente.
  1. Como alterar o nome de usuário ou proprietário na conta de água?

A alteração cadastral de usuário ou proprietário pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento: 

  • Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br
  • Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
    • Para usuário: necessário documento do imóvel (contrato de locação, casa cedida), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão assinado.
    • Para proprietário: necessário documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão Assinado.
    • Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços: disponível no site, contato – termo de adesão.
  1. Como colocar a conta de água em débito automático?

Para cadastrar a conta de água do DAAE em débito automático, o usuário deve solicitar diretamente pelos canais digitais do banco desejado ou se dirigir presencialmente até a sua agência bancária. Vale lembrar que o código para débito automático é o da matrícula que consta em suas contas.

  1. Como alterar o vencimento da conta de água?

A conta de água poderá ter um vencimento alternativo e para realizar sua alteração, a matrícula não poderá ter nenhuma conta vencida. A solicitação e verificação de datas disponíveis poderá ser realizada no atendimento presencial.

  1. Como alterar a forma de envio da minha conta de água?

A conta de água poderá ser entregue no imóvel pelos leituristas ou poderá ser enviada através de e-mail (fatura digital).

A mudança pode ser solicitada através dos seguintes canais de atendimento: 

  1. Quais os endereços e horário do atendimento presencial?

CAUD Fonte

Rua José Parisi, 331 – Vila Velosa

Horário: 08h50 às 16h50

PAP Prefeitura

Rua São Bento, 840 (Paço Municipal)

Horário: 9h30 às 16h30

PAP Vila Xavier

Av. Francisco Vaz Filho, 2.049, Jd. Tabapuã (subprefeitura Vila Xavier).

Horário: 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

PAP Selmi Dei

Rua Dr. José Logatti 1008, Jardim Adalberto Roxo (Selmi Dei)

Horário: 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

– Sendo os postos de atendimento CAUD e Vila Xavier somente com agendamento através do site www.daaeararaquara.com.br ou 0800 602 2324.

  1. Como agendar um atendimento?

Para realizar um agendamento para o Posto de Atendimento CAUD ou Vila Xavier necessário solicitar através do site www.daaeararaquara.com.br (mesmo ícone de serviços digitais) ou 0800 602 2324.

Se a situação de água do imóvel estiver cortada, não é necessário agendamento.

  1. Como solicitar reabertura da ligação de água?

Para solicitar a reabertura da ligação de água, necessário que usuário não tenha débitos vencidos vinculados ao seu nome, mesmo em outros imóveis de sua responsabilidade e o cadastro esteja atualizado, constando o seu nome no usuário.

Pode ser realizado através dos seguintes canais de atendimento: 

  • Serviços digitais: disponível no site daaeararaquara.com.br.
  • Atendimento Presencial: disponível os endereços no site daaeararaquara.com.br, em contato- endereços.
  • APP DAAE Araraquara: baixar no Google Play ou App Store.
    • Caso precise negociar o débito, compareça ao posto de atendimento presencial.
  1. Como fazer parcelamento das contas de água?

A simulação de negociação de débitos pode ser realizada presencialmente nos postos de atendimento.

Necessário apresentar documentação do imóvel e pessoal.

  • Para usuário: necessário documento do imóvel (contrato de locação, declaração de casa cedida), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão assinado.
  • Para proprietário: necessário documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão Assinado.
  • Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços: disponível no site, contato – termo de adesão.

A lei que regulamenta o parcelamento do DAAE é o Decreto n.º 12.547/2021.

  1. Como abrir um processo de excesso de consumo?

Existem algumas situações que podem elevar o valor de uma conta. Verifique se ocorreu alguma delas em seu imóvel:

  • Vazamento de água visível ou não visível;
  • Uso da água para construção ou reforma;
  • Alteração do número de pessoas no imóvel no período medido;
  • Ceder água para terceiros;
  • Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;
  • Troca de água de piscina.

Se caso verificado vazamento interno não visível em seu imóvel, segundo a Resolução ARES/PCJ n.º 424/2022, no art.18, § 1º o usuário tem o direito de ter os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário cobrados pela média dos últimos 6 (seis) meses, conforme tarifa normal, e o volume excedente medido será cobrado pelo custo do metro cúbico unitário de fornecimento de água, limitado a uma conta a cada 6 (seis) meses.

A solicitação de revisão da conta em excesso poderá ser realizada:

O DAAE não realiza reparos de vazamento interno.

  1. Como solicitar o consumo final para troca de titularidade?

Se o usuário estiver saindo do imóvel e necessita alterar a titularidade, ele deverá solicitar o consumo final. O consumo final poderá ser com corte ou sem (sendo realizada somente a leitura).

Necessário que o imóvel não possua débitos. Se caso houver, necessário o pagamento.

Após a execução do serviço solicitado, será emitida um guia de pagamento com os valores do consumo final.

Realizado o pagamento, será alterado cadastro e retirado o nome do usuário.

A solicitação de consumo final, com ou sem corte poderá ser realizada em:

  1. Como agendar entrevista com a assistente social?

O Fundo social do DAAE tem por finalidade proporcionar, aos usuários em comprovada situação de vulnerabilidade e/ou risco socioeconômico, as condições para a quitação de seus débitos acumulados com a autarquia.

Necessário que o usuário atenda aos requisitos para avaliação socioeconômica por Assistente Social.

O Decreto n.º 12.900/2022, dispõe sobre as medidas administrativas relativas à aplicação dos recursos do Fundo Social.

O usuário deverá preencher ao menos um dos requisitos para ser encaminhado à avaliação:

I – renda familiar mensal de até 3 salários mínimos;

II – renda familiar mensal per capta de até meio salário mínimo;

III – inscrição no CadÚnico;

IV – titular ou integrante da família com grave problema de saúde, comprovado por laudo médico, cujos gastos com medicação ou tratamento comprometa a situação econômica;

V – O solicitante não pode ter vínculo com outro imóvel, ou seja, tem que ser proprietário ou locatário de um único imóvel;

VI – O consumo de água tem que ser condizente com o número de moradores.

A solicitação de triagem para entrevista com Assistente Social poderá ser realizada:

Necessário apresentar documentação do imóvel e pessoal.

  • Para usuário: necessário documento do imóvel (contrato de locação, declaração de casa cedida), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão assinado.
  • Para proprietário: necessário documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura), documento pessoal (CNH ou CPF/RG) e Termo de Adesão Assinado.
  • Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços: disponível no site, contato – termo de adesão.
  1. Como é calculado o valor da conta?

A conta em si é formada pelos itens:

  • Valor da Água
  • Valor do Esgoto
  • Valor de Resíduos Sólidos

Sendo calculados de acordo com a categoria (residencial, comercial, público e industrial) e frequência de coleta de resíduos (três ou seis vezes) de acordo com o volume registrado no mês pelo medidor.

Tabela com as faixas de consumo e valores no site www.daaeararaquara.com.br, Serviços-Água e Esgoto – Preços e Tarifas.

Além das tarifas, a conta poderá conter:

  • Lançamento por pagamento em atraso: Juros de mora / correção monetária/ multas / acréscimos;
  • Lançamento de serviços realizados: reabertura, supressão, ligação nova, troca de registro. Descrição total de serviços na Resolução ARES/PCJ n.º 543/2024
  • Lançamento de multas por infração: irregularidades descritas na Resolução ARES/PCJ n.º 424/2022;
  • Lançamento de outros descartes de resíduos: resíduos de saúde, resíduos de construção civil, entre outros serviços da empresa Ecoares.
  • Parcelas de acordos realizados.

Valores atualizados de água e esgoto, além de serviços – Resolução ARES/PCJ n.º 543/2024

Valores atualizados da Tarifa de Resíduos Sólidos – Decreto n.º 13.876/2025

  1. Quais tarifas são praticadas pelo DAAE?

As tarifas praticadas pelo DAAE são:

  • Residencial – categorias residenciais
  • Comercial – categorias comerciais
  • Pública – categorias públicas (igrejas, escolas…)
  • Industrial – categorias industriais
  • MEI – Empresas cadastradas como MEI e que apresentam a documentação ao atendimento presencial. Cobrança pelo valor da tarifa residencial e atualização anual.
  • Residencial Social – Famílias cadastradas no CADúnico, com categoria residencial, que são beneficiárias de descontos em faixas de consumo até 20m3.

Para tabela completa de valores, acessar no site do DAAE a aba SERVIÇOS – ÁGUA E ESFOTO – PREÇOS E TARIFAS.

  1. Como solicitar uma ligação nova de água e esgoto?

Para solicitar a ligação de água e esgoto em um terreno, o proprietário poderá solicitar em:

Necessário apresentar documentação:

  • Documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura);
  • Documento pessoal (CNH ou CPF/RG);
  • Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços assinado (disponível no site, contato – termo de adesão).

Será emitida uma guia de pagamento com valor da caixa simples ou caixa dupla.

Após a execução da ligação, serviço será lançado em conta.

Procedimento de instalação de caixa até a execução será repassado pelo atendente.

  1. Como alterar a ligação de água de cavalete para caixa padrão?

Se caso a ligação de água está fora do padrão, ainda em cavalete e interno, e imóvel recebeu notificação para adequação, o proprietário deverá solicitar através:

Necessário apresentar documentação:

  • Documento do imóvel (contrato de compra e venda ou IPTU ou escritura);
  • Documento pessoal (CNH ou CPF/RG);
  • Termo de Adesão Simplificado para Prestação de Serviços assinado (disponível no site, contato – termo de adesão).

Procedimento de instalação de caixa até a execução será repassado pelo atendente.

  1. O que ocorre quando é realizado o pagamento da conta em duplicidade?

Quando há conta com pagamento em duplicidade, o valor será lançado em contas futuras como crédito. Não é necessário fazer nenhuma solicitação.

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