O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca coordenado pela Agência Nacional das Águas (ANA), cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas. Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.
Em abril de 2024, na Região Sudeste, devido à piora dos indicadores, foi registrado avanço da seca moderada (S1) no estado de São Paulo, abrangendo os limites do município de Araraquara, com impactos de curto prazo (C).
Neste sentido, Araraquara exige ATENÇÃO de todos para a falta de chuva e pelo elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras. Neste ano de 2024, em nossa cidade, registramos um déficit hídrico devido à pouca quantidade de chuvas nos quatro primeiros meses (janeiro, fevereiro, março e abril). Este saldo negativo nos volumes precipitados representa 40% a menos de chuva, se comparada à média do mesmo período nos anos de 2022 e 2023. Já no mês de maio, conforme aponta o site climatempo.com.br, a chuva média é de 57 mm em nossa cidade, porém, até o dia 20, choveu apenas 1 mm, o que representa 98% a menos de chuva que o normal para o mês. Economize e use a água potável de forma racional. Colabore com a cidade e o meio ambiente!
IMAGEM: https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=4&ano=2024