Estação de Tratamento de Resíduos de Construção Civil e Volumosos – ETRCC
Estação de Tratamento de Resíduos de Construção Civil e Volumosos – ETRCC
Início » Estação de Tratamento de Resíduos de Construção Civil e Volumosos – ETRCC
O QUE É A ETRCC?
A Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil é um local onde o DAAE realiza a armazenagem e o beneficiamento de diversos tipos de resíduos, tais como Resíduos da Construção Civil (entulho, solo e madeira), Vegetação, Gesso, Para-brisas e Pneus.
COMO OS RESÍDUOS SÃO TRATADOS?
Os diferentes tipos de resíduos são levados à ETRCC provenientes de obras da construção civil, além de roçadas, podas de árvore e serviços executados pela Prefeitura Municipal, como os serviços de combate à dengue e limpeza de Áreas de Preservação Permanente.
Além disso, os resíduos dos PEVs (Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos) também são encaminhados à ETRCC.
Após a armazenagem, alguns resíduos são beneficiados no local, como por exemplo:
Resíduos da Construção Civil: estes materiais são triados, peneirados e triturados, sendo posteriormente separados através de sua granulometria para serem utilizados em obras de calçamento, aterro de valas, obras de terraplanagem e em concretos não estruturais.
Madeira: este resíduo tem sua destinação dada por uma empresa que possui contrato com o DAAE e é utilizado para geração de energia através de sua queima.
Vegetação (restos de grama, podas de árvore, galhos, etc): este material é triturado na própria ETRCC e seu subproduto é utilizado em projetos de compostagem.
Gesso: é encaminhado por uma empresa contratada pelo DAAE para ser beneficiado e utilizado na agricultura
Pneus: este resíduo é encaminhado por uma empresa especializada para sua reciclagem, sendo utilizado em massa asfáltica, confecção de pisos para quadras esportivas, etc.
POSSO LEVAR MEU RESÍDUO DIRETAMENTE NA ETRCC?
Conforme Lei Municipal 6.352/2005, todo transportador de resíduos da construção civil, vegetação e volumosos no município de Araraquara deve possuir um cadastro de transportador junto ao DAAE. Assim, somente é aceito o descarte de resíduos na ETRCC através de transportadores cadastrados.
Para saber como se cadastrar acesse: https://daaeararaquara.com.br/cadastro-de-transportadores-de-residuos-da-construcao-civil-e-volumosos/
Conforme o Decreto Municipal 13.047/2022, o valor para o descarte de Resíduos da Construção Civil, Gesso, Madeira, Vidros Laminados e Vegetação na ETRCC é de 0,471 UFMs, que em 2023 representa R$ 33,06 por tonelada. Este valor é cobrado na conta de água do responsável pelo descarte e, por isso, o transportador deve levar uma conta de água e, caso seja de terceiros, deve também levar a autorização para realização da cobrança, que está disponível em: https://daaeararaquara.com.br/declaracao-de-cobranca-ao-gerador-para-descarte-de-residuos/
OBS: para Resíduos da construção civil de obras de grande porte, como construção de condomínios e loteamentos, é necessário solicitar uma autorização à Gerência de Resíduos Especiais e Volumosos do DAAE pelo telefone 3324-9939/3324-9945 para verificar a disponibilidade de espaço para o volume desejado. Já para pequenos volumes, o transportador pode levar diretamente à ETRCC, sendo que o transportador deve ser cadastrado junto ao DAAE.
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS
ETRCC – Estação de Tratamento de Resíduos da Construção Civil
Telefone: 3324-9939/3324-9945
E-mail: uos@daaeararaquara.com.br / gresp@daaeararaquara.com.br