O Daae, por meio da Unidade de Tratamento de Esgotos, lotada na gerência de Tratamento de Água e Esgotos e diretoria de Tratamento de Água e Esgotos, recebeu na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Bueno de Andrada, a Prof. Dra. Raquel Fernandes Pupo Nogueira, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, junto com sua equipe de colaboradores para dar continuidade ao trabalho científico já realizado com o efluente da ETE Araraquara.
A equipe, que estava acompanhada do coordenador da Unidade de Tratamento de Esgotos, Weverton Campos Nozela, coletou amostras do efluente para a aplicação da técnica Foto/Fenton, que tem como objetivo reduzir os contaminantes não removidos nas etapas convencionais de tratamento, melhorando a qualidade do efluente que é devolvido ao meio ambiente.
“A comparação da eficiência do processo em diferentes estações visa avaliar a aplicabilidade, bem como limitações do processo em diferentes amostras, provenientes de diferentes tipos de tratamento”, afirmou Nogueira.
Desde 2017, o Daae e o Instituto de Química da Unesp mantêm parceria para o desenvolvimento de pesquisas. Nas próximas etapas do trabalho, serão coletadas amostras da Estação Compacta de Tratamento de Esgotos do Assentamento Bela Vista, ampliando o estudo a todas as estações operadas pelo Daae.
Gerência de Comunicação e Eventos, 08 de dezembro de 2021.