Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

Dia do Consumo Consciente

Dia do Consumo Consciente

No dia 15 de outubro de 2009 foi instituído no Brasil, pelo Ministério do Meio Ambiente, o dia do consumo consciente, com o intuito de chamar a atenção da população para as implicações do padrão de consumo atual, para a qualidade de vida das gerações futuras, bem como estimular mudanças de atitudes.

Como todos os seres vivos, os humanos possuem necessidades básicas para sobreviver, são elas: água, ar e alimento. Entretanto, o avanço tecnológico nos permitiu, por meio da transformação de recursos naturais, fabricar diversos bens, cujo objetivo é facilitar nosso trabalho ou apenas proporcionar conforto.

Ocorre que para produzir estes bens que consumimos, seja ele o veículo que nos locomovemos, o eletrônico que nos distrai ou a embalagem dos alimentos que, muitas vezes, é dispensável, é necessário que recursos finitos sejam extraídos, talvez não da nossa respectiva cidade ou país, mas de algum lugar do planeta, ou seja, para cada coisa que compramos, estamos levando uma pequena parte do planeta conosco.

Estes bens que consumimos, por sua vez, possuem ainda vida útil, que em um cenário ideal deveria ser enquanto durar, mas devido, principalmente, à desconexão com o meio ambiente, existe a cultura de descarte apenas pelo aumento do poder aquisitivo dos indivíduos, que substituem certo bem ao considera-lo obsoleto. Este tipo de cultura, mesmo com o descarte em local adequado, diminui significativamente a vida dos aterros, onde todo o “lixo” é enterrado, ocupando as cada vez mais escassas e limitadas porções de terra.

Visto que os padrões de produção e consumo atuais tendem a um colapso econômico e ambiental, é necessário rever nossos conceitos a respeito das nossas necessidades, pois só é possível superar este desafio por meio de ações cotidianas, que após dias, meses e anos, se tornam hábitos. Entre as atitudes que devemos tomar para deixar um planeta com qualidade de vida para as gerações futuras estão:

a) Reduzir o consumo de água – Previsões indicam que em 2050, uma em cada quatro pessoas viverá num país com problemas de desabastecimento de água, sendo de vital importância preservar este recurso. Desligue o chuveiro ao se ensaboar no banho, escove os dentes com a torneira fechada, lave automóveis somente quando necessário e com baldes, jamais lave calçadas.

b) Reduzir o lixo domiciliar – Diariamente são descartadas cerca de 125 mil toneladas de lixo domiciliar no Brasil (2011), sendo que mesmo a disposição mais adequada (aterro) possui impactos ambientas. Quando jogado a céu aberto, o lixo provoca contaminação das águas subterrâneas e a poluição do ar com gases tóxicos. Para contribuir na solução deste problema, cabe a nós recusar embalagens desnecessárias, optar por produtos de higiene e beleza com refil, reaproveitar sobras de comida e preferir alimentos a granel. Devemos ainda separar o lixo reciclável do orgânico para a coleta seletiva, caso haja na respectiva cidade, bem como evitar o uso de pilhas e baterias, e quando indispensáveis, entregar nos pontos de coleta ao fim de sua vida útil.

c) Utilizar meios de transportes alternativos – Com exceção dos elétricos, todo veículo emite CO2, em maior ou menor quantidade, contribuindo para o aquecimento global e a extração de combustíveis fósseis. Aderir ao transporte público coletivo é a medida mais efetiva, pois além de ser mais econômico e ecológico, também tende a melhorar a qualidade do serviço nas cidades.

Referências:

Secretaria do Meio Ambiente/Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Consumo Sustentável. Cavalcanti, D. C. São Paulo. 104 p. 2011.

Foto: Pixabay

Gerência de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, 15 de outubro de 2020.