Uma das principais questões ambientais da atualidade é a enorme quantidade de lixo e resíduos diversos produzida no planeta. Associado a isso, surge outro problema ainda mais desafiador: o descarte incorreto de todos esses resíduos que são gerados ao longo de nossas atividades diárias.
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em média, o brasileiro produz 379 kg de lixo por ano, o que significa mais de 79 milhões de toneladas por ano no país. Diante dessa grande geração de resíduos, a reciclagem se torna uma das alternativas mais inteligentes de diminuir esses números.
Com o objetivo de estimular essa reflexão, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) instituiu o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio.
Em Araraquara, a destinação ambientalmente correta desses resíduos é feita através da Coleta Seletiva, um programa social e solidário, gerido pelo Daae em parceria com a Cooperativa Acácia, que tem por objetivo recolher e triar resíduos passíveis de reciclagem e encaminhá-los para processos de transformação em matéria-prima de outros produtos. O valor arrecadado com a venda desses materiais é dividido entre os cooperados da Acácia, gerando trabalho e renda para muitas famílias.
Partindo do princípio de que é necessário conhecer para poder realizar o descarte consciente, o Daae preparou posts informativos sobre os resíduos que devem e os que não devem ser encaminhados à Coleta Seletiva.
No post de hoje, falaremos sobre os resíduos de papel. Não perca as publicações no decorrer da semana para entender melhor o assunto!
Gerência de Comunicação e Eventos, 16 de maio de 2021.