Prefeitos, secretários e gestores dos municípios que fazem parte da Câmara Temática de Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, do Consórcio de Municípios da Região Central (Concen), reuniram-se na Câmara Municipal de Araraquara, nesta quinta-feira (25), para debaterem assuntos relacionados à temática dos resíduos sólidos.
Representando o prefeito Edinho Silva, o superintendente do Daae, Donizete Simioni, agradeceu a presença de todos os gestores e destacou que a gestão de resíduos é um tema desafiador. “A maioria dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU destaca a importância e necessidade de novas políticas públicas na preservação do meio ambiente e qual planeta queremos deixar para as gerações futuras. É necessário ter planejamento e definição de metas, ações e investimentos urgentes em políticas e leis rígidas de preservação e recuperação ambiental. São ações e investimentos que levam anos para serem concretizados. Precisamos dessa união das forças políticas da região para concretizarmos esse nosso compromisso de transformação”, pontuou Simioni.
O superintendente também falou da importância da logística reversa, do fomento ao cooperativismo e da discussão de um novo pacto federativo. “É preciso firmar um compromisso com a população e fazer cumprir a política da logística reversa no Brasil, incentivar o cooperativismo e a economia solidária, como alternativa ao desemprego e a geração de renda e ainda discutir um novo pacto federativo, para que os recursos de fato cheguem à população que paga seus impostos e demanda a implantação de políticas públicas que nós, gestores, temos o compromisso e a obrigação de tornar realidade”, finalizou.
Entre os assuntos discutidos durante o dia, foi pontuada a necessidade de elaboração do Plano Regional de Resíduos Sólidos e o estudo da viabilidade para instalação de uma usina de lixo na região, bem como o incremento aos projetos de educação ambiental nas escolas da rede municipal e estadual e ainda o fortalecimento e ampliação da rede de catadores de materiais recicláveis.
Participaram do encontro o prefeito de Santa Lúcia e presidente do Concen, Luiz Antônio Noli; o prefeito de Américo Brasiliense e vice-diretor do Concen, Dirceu Pano; o diretor executivo do Concen, José Antônio da Silva Júnior; o representante da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, José Valverde, que é o coordenador executivo do Comitê Estadual de Integração de Resíduos Sólidos; o prefeito de Santa Ernestina, Marcelo Veronezi e a vice-prefeita de Nova Europa, Lidiane Rodrigues. Também estiveram presentes representando o Daae, Helton Alves de Galvão, assessor da superintendência, a diretora de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais, Simone de Oliveira e o gerente de Resíduos Sólidos, Agamemnon Brunetti. Membros da Diretoria da Cooperativa Acácia também estiveram presentes no evento, bem como o coordenador executivo de meio ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araraquara, Gelson Caldeira Dantas, entre outros gestores da região.
O CONCEN
O consórcio é formado por 26 municípios que formam a região administrativa central do estado de São Paulo, reunindo mais de 1 milhão de habitantes, visando o desenvolvimento regional sustentável e a qualidade de vida da população.
Integram o consórcio os municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Dobrada, Gavião Peixoto, Matão, Motuca, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju, Porto Ferreira, São Carlos, Ibaté, Dourado, Borborema, Itápolis, Fernando Prestes, Nova Europa e Cândido Rodrigues. Outros municípios estão em processo de adesão.
Gerência de Comunicação e Eventos, 26 de agosto de 2022.