O Daae recebeu nesta segunda-feira (09/02) um grupo de alunos da USP São Carlos e servidores do Saaedoco, Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Dois Córregos. Eles visitaram o reservatório e a captação das Cruzes, o poço das Cruzes, a ETA Fonte, a obra de perfuração do poço da Vila Xavier e o Centro de Controle Operacional (CCO).
Os alunos da USP Gustavo Barros, Tainan Rodrigues Corrêa e Maria Fernanda Rufini, vieram acompanhados da professora doutora Maria Mercedes Gamboa Medina. Já o Saaedoco foi representado pelos servidores Monielli Capellari Moreira da Costa, Julia de Oliveira Bicaleto Artigoso, Larissa Mariane Bonafé de Carvalho e Alan Alves Barros.
Eles foram recebidos no Daae por Bruno Bernardoni Oliveira e Ricardo Domingos dos Santos Junior, engenheiros da Divisão de Planejamento, e pelo químico Daniel Rodrigues da Silva, da Divisão de Tratamento de Água e Esgotos.
“Eu e o Alan, servidor do Saaedoco, fomos orientados em nosso mestrado pela professora Maria Mercedes e foi um prazer recebê-los, assim como aos demais alunos e servidores. Essa aproximação entre alunos da pós-graduação e a realidade da operação do departamento ajuda a estreitar laços entre o Daae e a universidade”, declarou Bruno Bernardoni.
A professora Maria Mercedes atualmente é orientadora no mestrado do engenheiro do Daae Ricardo Santos Junior, assim como dos alunos Gustavo, Tainan e Maria Fernanda.
Para ela, a visita ao Daae foi uma oportunidade única de obter uma visão nova e mais completa sobre os sistemas que professores e alunos estudam em suas pesquisas.
“Foi muito interessante conhecer de perto obras de captação de água superficial e subterrânea, elevatórias, reservatórios, assim como a Estação de Tratamento de Água, e também entender um pouco da forma como é realizada a gestão desse sistema tão complexo. Para nós, que focamos em procurar soluções para o abastecimento desde a ciência e a tecnologia, é fundamental entender que lidamos com uma realidade complexa inserida em um contexto muito maior, e que funciona graças à competência e esforços de muitas pessoas”, declarou Maria Mercedes.
O Daae e a USP possuem contrato de cooperação acadêmica mútua, o que garante novas pontes com alunos da universidade, mantendo viva a interação entre a autarquia e o ambiente acadêmico.
Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Eventos – 10 de fevereiro de 2026



