O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2 milhões de casos novos por ano, o que representa 24,5% de todos os novos casos da doença, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
Para alertar os servidores sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o Daae, por iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), promoveu na quarta-feira (26), a palestra “Outubro Rosa – Conscientização do Câncer de Mama”.
A palestrante, Dania Garcia, representante da Associação Chá de Vida, falou sobre a importância do autoexame para mulheres e homens, que também possuem tecido mamário e podem desenvolver a doença.
Sintomas, tipos de tumores, diagnóstico e tratamentos também fizeram parte da palestra. Por fim, Dania, que está em processo de remissão de um câncer de mama, descoberto em 2014, falou sobre a Associação Chá de Vida, grupo que atua no município há oito anos, realizando o acompanhamento de pacientes que enfrentam a doença.
“Atualmente, fazemos o acompanhamento de 250 mulheres em tratamento de câncer de mama. Destas, 60% tem menos de 40 anos, 20% estão na faixa de 40 a 50 anos e os outros 20% têm mais de 50. Por isso ressalto sempre a importância do autoexame em todas as idades. O diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou Dania.
O grupo Chá de Vida realiza doações de perucas, chapéus, turbantes, lenços, lápis de sobrancelha e protetores solares para mulheres que estão em tratamento pela região. Para conhecer mais sobre o grupo, acesse no Facebook https://www.facebook.com/DaniaPIGarcia/.
Gerência de Comunicação e Eventos, 27 de outubro de 2022.