O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, feito por região e por unidade da federação, que analisa o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas. Os resultados consolidados são divulgados, mensalmente, por meio do Mapa do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Em setembro, o Monitor de Secas apontou que na região sudeste, em decorrência de chuvas acima da média, houve atenuação da seca no Rio de Janeiro, sul e sudeste de Minas Gerais e no noroeste, centro-sul e leste de São Paulo. Em contrapartida, devido à persistência de anomalias negativas de precipitação, houve avanço de seca moderada (S1) no nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo.
Em Araraquara, conforme registros das três estações pluviométricas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) (https://www.gov.br/cemaden/pt-br), também houve atenuação da seca em setembro, sendo registrado uma média de 106 mm de chuva, face a 17 mm no mesmo período no ano de 2021.
Acesse https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=9&ano=2022 e veja o mapa e conteúdo completo do monitor de secas da Agência Nacional das Águas.
Gerência de Comunicação e Eventos, 03 de novembro de 2022.