O mapa do Monitor de Secas de abril, apontou que na região sudeste, devido à melhoria nos indicadores do mês, houve diminuição da área com seca excepcional (S4) em São Paulo e da seca fraca (S0) no Rio de Janeiro. Por outro lado, em virtude das anomalias negativas de precipitação, houve o surgimento da seca fraca (S0) no Espírito Santo e um pequeno aumento das áreas com seca fraca (S0) em Minas Gerais.
A diminuição da área com seca excepcional (S4) em São Paulo, ocorreu no norte do estado. Os impactos continuam de longo prazo (L) no norte, no extremo nordeste e no sudeste e de curto e longo prazo (CL) no restante do estado.
Neste contexto, o Daae alerta quanto ao uso racional da água nos próximos meses e lembra que o consumo é resultado da necessidade da utilização e desperdício, então NÃO deixe o desperdício levar vantagem!
Monitor de Secas
O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados mensalmente por meio do Mapa do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Seus indicadores refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca em cada região.
Em abril de 2022, os destaques foram feitos por região e por unidade da federação, acompanhando-se o surgimento, desaparecimento, evolução ou involução do fenômeno da seca em cada uma dessas áreas.
Acesse https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=4&ano=2022 e veja o mapa e conteúdo completo do monitor de secas.
Gerência de Comunicação e Eventos, 03 de junho de 2022.