O mapa do Monitor de Secas de março apontou uma leve queda da seca no estado de São Paulo, em decorrência do registro de chuvas acima da média para o mês.
De acordo com o mapa, três estados (Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo), registraram seca em 100% do território e apesar de a região sudeste ter registrado a pior condição, com maior severidade do fenômeno ao longo do mês, houve atenuação da seca no estado de São Paulo, marcada pelo recuo da seca grave (S2) no sudeste, e das secas extrema (S3) e excepcional (S4) no noroeste. Os impactos continuam de longo prazo (L) no norte e no extremo nordeste, e de curto e longo prazo (CL) no restante do estado.
Neste contexto, o Daae alerta quanto ao uso racional da água nos próximos meses, e lembra que o consumo é resultado da necessidade da utilização e desperdício, então NÃO deixe o desperdício levar vantagem!
Monitor de Secas
O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca, cujos resultados consolidados são divulgados mensalmente por meio do Mapa do Monitor de Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Seus indicadores refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca em cada região.
Acesse https://monitordesecas.ana.gov.br/mapa?mes=3&ano=2022 e veja o mapa e conteúdo completo do monitor de secas.
Imagens: https://www.instagram.com/anagovbr
Gerência de Comunicação e Eventos, 18 de maio de 2022.