A série de postagens explicativas sobre termos utilizados na gestão de recursos hídricos continua. Na publicação de hoje, você confere o que são macrófitas aquáticas.
As macrófitas aquáticas (macro = grande; fito = planta) são plantas herbáceas que crescem na água, em solos cobertos por água ou em solos saturados. Elas podem viver livres, enraizadas ou flutuantes e influenciam, significativamente, a vida aquática, fornecendo alimento e abrigo, principalmente para os peixes e mamíferos aquáticos.
O conhecimento sobre a biologia dessa planta, aliado às estratégias de manejo e conservação da bacia hidrográfica, é de extrema importância para a gestão eficiente dos ambientes aquáticos e dos recursos hídricos.
O crescimento desordenado de macrófitas aquáticas provoca inúmeros prejuízos ao equilíbrio do meio ambiente e ao uso dos recursos hídricos. A proliferação descontrolada dessas plantas em corpos hídricos é resultado do uso intenso de fertilizantes agrícolas, do despejo de efluentes industriais e esgotos domésticos sem tratamento, alterando os ambientes aquáticos.
Em Araraquara, o Daae realizou a remoção de macrófitas flutuantes da represa do Córrego do Lajeado, localizada no bairro Portal das Laranjeiras, que apesar de não ser um manancial de abastecimento público, exerce um papel importante na conservação ambiental e dos recursos hídricos no âmbito municipal.
Fonte: https://www.instagram.com/anagovbr
https://www.cemig.com.br
Gerência de Comunicação e Eventos, 07 de novembro de 2022.