A bancada de aferição de hidrômetros do Daae, através da qual a autarquia testa a qualidade e eficiência de hidrômetros novos, bem como a ineficiência de hidrômetros antigos, está passando por atualização.
De acordo com Josmar Scarpini, técnico responsável pelo laboratório de aferição, os hidrômetros ultrassônicos estão sendo substituídos por medidores eletromagnéticos, que são equipamentos mais modernos e garantem maior precisão na medição de vazões.
A troca de tecnologia da bancada de hidrômetros faz parte do programa de combate às perdas físicas de água da autarquia e visa a medição correta do consumo nas residências, uma vez que o Daae testa os equipamentos (por amostragem), antes de serem instalados.
“A bancada de aferição do Daae é avaliada, periodicamente, pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o que certifica que a autarquia segue todas as normas técnicas estabelecidas por lei na aferição de seus equipamentos, sendo referência para outras cidades da região”, pontuou o diretor Comercial e de Relações Institucionais, Alexandre Pierri.
A atualização está sendo executada pela empresa Dígico Automação Industrial, com investimento de R$ 91,4 mil e prazo de 15 dias para conclusão.
Gerência de Comunicação e Eventos, 05 de outubro de 2021.