O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.
Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criarmos medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.
Neste contexto, durante a semana de 05 a 10 de junho, você vai conhecer algumas ações importantes que o Daae exerce no papel da conservação e preservação ambiental no município de Araraquara e ainda, quais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão abrangidos nessas ações.
PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E MANANCIAIS
O Daae, juntamente com outros órgãos da esfera municipal, estadual e federal, realiza a educação ambiental e a gestão da proteção dos recursos hídricos e dos mananciais que integram o sistema de abastecimento público de água.
Ao todo, no município de Araraquara temos, aproximadamente, 282 nascentes de água que formam mais de 72 córregos, riachos, ribeirões e rios. Deste total, três ribeirões e seus afluentes, dentro da bacia de captação, exercem um papel fundamental para o município, pois são mananciais que integram o sistema público de abastecimento de água, sendo estes o Ribeirão das Cruzes, o Ribeirão das Anhumas e Córrego Água dos Paióis, que juntos representam 35% de toda água tratada, distribuída e consumida em Araraquara.
O município está localizado sobre o Sistema Aquífero Guarani (SAG), uma reserva subterrânea de água doce localizada em países da América do Sul, abrangendo áreas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
O Aquífero Guarani é uma das principais reservas de água doce do mundo e tem como característica a presença de grande disponibilidade hídrica e de ótima qualidade, mediante a entrada de água no sistema subterrâneo. Formado por estruturas litológicas diversas, com destaque para os basaltos, o sistema Aquífero Guarani tem grande importância econômica e ambiental.
Em Araraquara, são 26 poços subterrâneos que captam água a uma profundidade média de 300 metros, sendo responsáveis por 65% da água distribuída para consumo humano no sistema público de abastecimento.
Como eu posso ajudar o meio ambiente?
Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, poderemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. Veja a seguir algumas dicas importantes sobre os recursos hídricos e mananciais, que colaboram para preservar o meio ambiente:
– Use a água de maneira racional, não desperdice e verifique sempre sua conta de água, ela é uma ferramenta importante para monitorar seu consumo e possíveis vazamentos internos;
– Evite lavar o carro ou calçada pública com água tratada (essa prática já é proibida por lei em alguns municípios e Araraquara já estuda esta possibilidade de controle durante os períodos de estiagem);
– Acumule boa quantidade de roupas e use a capacidade máxima da máquina de lavar roupas, evitando múltiplos enxágues nos ciclos de lavagem, e ainda, utilize a água descartada pela máquina para limpeza dos pisos;
– Ligue imediatamente para o Daae (0800 602 2324), quando encontrar vazamentos em ruas e calçadas.
Saiba mais sobre o tratamento de água realizado pelo Daae Araraquara em https://daaeararaquara.com.br//agua-2/
Para conhecer mais sobre os ODS no Brasil, acesse https://odsbrasil.gov.br/
Gerência de Comunicação e Eventos, 07 de junho de 2022.