Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

CAMADA DE OZÔNIO

CAMADA DE OZÔNIO

A camada de ozônio, localizada na estratosfera (camada de ar distante da crosta terrestre entre 15 e 55 km), é composta pelo gás ozônio (O3), o chamado bom ozônio. Essa camada protege a Terra dos efeitos danosos da radiação do Sol, como um escudo protetor, absorvendo os raios ultravioletas (UV), que podem ser prejudiciais ao homem, aos animais e até aos vegetais, pois eles podem causar problemas de saúde, como câncer de pele (carcinoma basocelular e melanoma); catarata nos olhos; e alterar o clima, o funcionamento celular das plantas, o que prejudica a agricultura e os ecossistemas. Sem a camada de ozônio, não existiria vida no planeta.

O buraco na camada de ozônio ocorre naturalmente em determinadas épocas do ano, mas desaparece em outras épocas. Ele ocorre no Ártico e na Antártida, pois o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.

Porém, nas últimas décadas, o buraco na camada de ozônio aumentou demais e se tornou contínuo, ou seja, não estava desaparecendo como de costume. Descobriu-se que determinadas ações do homem, causadoras de poluição, estavam intensificando o aumento do buraco na camada de ozônio, como, por exemplo, os gases clorofluorcarbonetos, conhecidos como CFC (os principais CFC são CCl3F (CFC-11), CCl2F2 (CFC-12), CClF2CClF2 (CFC-114) e CClF2CF3 (CFC-115) ), os quais reagem com o ozônio (O3) e foram muito utilizados na fabricação de aparelhos de refrigeração, como geladeiras e freezers, aparelhos de ar condicionado, aerossóis (sprays) de perfumes e inseticidas e até extintores de incêndio.

No ano de 1987, foi adotado o Protocolo de Montreal para proteger a camada de ozônio, eliminando o uso das substâncias, como os CFC, que provocam seu desaparecimento. Esse protocolo foi assinado por todos os países do planeta Terra.

Atualmente, existem aparelhos (geladeiras, freezers e ar-condicionado) mais modernos, que não emitem os CFC, assim como sprays aerossóis não poluidores.

TEXTO E IMAGEM: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/camada-de-ozonio-buraco/