Uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares as das últimas ondas de calor. Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos pela estiagem severa, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto, os riscos à saúde e o consumo de água junto ao sistema de abastecimento público.
Sobre a Seca Prolongada em Araraquara
Com as previsões e perspectivas de pouca chuva até o final de setembro e temperaturas mais altas para este inverno, a situação dos reservatórios superficiais de água podem sofrer uma piora, podendo impactar diretamente no abastecimento público de usuários do serviço.
Assim como diversos outros municípios paulistas, a pouca quantidade de chuvas aqui em Araraquara vem sendo observada desde os quatro primeiros meses de 2024. Segundo o site Climatempo, em agosto, a média de chuva para Araraquara é de 27 mm, e no final de semana dos dias 9, 10 e 11, foi registrada uma chuva média de 15 mm, ou seja, 40% A MENOS que a média.
Vamos manter a atenção ao consumo de água. Colabore com a cidade e o meio ambiente. Lembre-se, economize e evite o desperdício usando a água potável de forma racional.