Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

APÓS EMISSÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA PELO DAAE, ARARAQUARA RECEBE 1º DISPOSITIVO VIÁRIO DRENANTE

APÓS EMISSÃO DE VIABILIDADE TÉCNICA PELO DAAE, ARARAQUARA RECEBE 1º DISPOSITIVO VIÁRIO DRENANTE

Araraquara recebeu em julho o primeiro dispositivo viário drenante executado com técnicas de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). A obra foi executada pela Construtora MRV após crivo do Daae, que emitiu a viabilidade técnica para questões de proteção dos recursos hídricos, exigida desde o ano de 2023.

O Daae já emitia as viabilidades técnicas para abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, como condição para execução de novos empreendimentos. Com a criação da Divisão de Proteção de Recursos Hídricos na estrutura Administrativa do Daae, em 2021, a autarquia passou a emitir também a viabilidade de proteção de recursos hídricos, como resultado de um processo de articulação institucional entre os diversos setores da administração pública municipal.

A viabilidade técnica de proteção de recursos hídricos leva em consideração diversos aspectos técnicos mitigadores ou compensatórios da ocupação e, principalmente, a impermeabilização do espaço urbano. O objetivo é proteger esses recursos, que são utilizados no abastecimento público municipal através das captações urbanas de água superficial (captação Cruzes e Paiol) e das captações de água subterrâneas (poços profundos perfurados no aquífero Guarani).

Portanto, medidas de controle com uso de técnicas em SbN para retenção e infiltração de parte ou da totalidade da água da chuva que escoa na superfície do solo (excedente pluvial), são hoje uma realidade para viabilizar a implantação de novos empreendimentos em Araraquara.

O dispositivo foi executado pela Construtora MRV próximo ao número 501 da avenida Professor Lysanias de Oliveira Campos, no Jardim Aclimação, como exigência de viabilidade técnica para implantação do Empreendimento Residencial Ágata, edifício vertical residencial já em fase de conclusão e entrega.

Para Leonardo Ciomini, chefe da Subdivisão de Planejamento, Recuperação e Conservação dos Recursos Hídricos do Daae, a implantação dessas medidas de controle com SbN traz diversas contribuições para a cidade.

“Além de buscar o reequilíbrio do ciclo hidrológico urbano, que é o principal objetivo técnico do Daae na sustentabilidade hídrica do abastecimento público, a implantação dessas medidas de controle com SbN também contribui em diversos aspectos, tais como a regeneração urbana e a adaptação das cidades aos eventos climáticos extremos”, comentou Ciomini.