O Daae está realizando a troca da bomba do Poço Planalto, substituindo a atual bomba submersa por uma bomba de eixo. Segundo Elisandro Pereira Silva, chefe da Divisão de Eficiência Energética e Mecânica, essa substituição vai trazer diversas vantagens, como aumento da durabilidade e eficiência do trabalho.
Ele explica que a bomba submersa funciona com o motor elétrico em conjunto com o sistema mecânico de bombeamento dentro da água, o que pode resultar em queimas do equipamento e consequente desabastecimento das áreas da cidade que dependem desse poço.
“É um equipamento elétrico dentro da água, então ele precisa estar muito bem isolado. Já com a bomba de eixo, a estrutura mecânica fica dentro da água, mas o motor permanece na superfície”, disse.
Entre as vantagens da bomba de eixo, ele cita a economia a longo prazo, já que a estrutura de manutenção elétrica desse tipo de bomba é mais simples. “Se o motor queimar, não é preciso demandar um guindaste de 70 toneladas para trocar a bomba inteira”, acrescentou Silva.
Inaugurado em 2011, o Poço Planalto atende principalmente aos bairros Chácara Flora, Parque Planalto, Cambuí, Botânico, Maria Luiza e arredores. As interrupções para manutenção desse poço também podem afetar imóveis nos bairros Portal das Araucárias, Vila de Aracoara, Cidade Jardim, Condomínio Manoela e outros na região.
No futuro, a ideia é que o Daae troque outras bombas submersas, principalmente as mais antigas da cidade, o que vai impactar na qualidade de vida da população de Araraquara, evitando as queimas das bombas e prevenindo interrupções no fornecimento de água.