A supressão do fornecimento de água, o chamado corte, muitas vezes ocorre por descuido, falta de atenção: uma conta que ficou esquecida na caixa de correio ou na gaveta pode causar transtorno desnecessário para o usuário. Fique atento aos avisos e saiba como evitar esse tipo de situação.
Quando a sua conta chegar, observe atentamente se não há um aviso de conta atrasada. Isso porque, após o vencimento de uma conta, você ainda tem 30 dias para pagar. Passado esse período, o Daae emite um aviso de que sua água pode ser cortada.
TIPOS DE AVISO
Esse aviso é feito de duas formas: uma mensagem já vem em sua conta com o aviso de atraso e risco de corte, e uma mensagem de texto (SMS) é enviada para o número do celular cadastrado na matrícula do usuário informando que foi emitida a ordem de corte para o imóvel.
Portanto, fique atento: o aviso de conta atrasada aparece impresso na parte inferior da conta, conforme a imagem. E mantenha o seu cadastro sempre atualizado, para que a mensagem SMS chegue até você.
CANAIS DE ATENDIMENTO
Você também pode utilizar os canais digitais do Daae – site e app – a fim de verificar se não possui nenhum débito, recente ou mais antigo, no Daae. Ou ligue para o nosso telefone 0800 602 2324.
Nesses casos, procure sempre ter à mão o número da matrícula, aquele que aparece em sua conta, para agilizar o atendimento.
DÉBITO AUTOMÁTICO
Se a conta do Daae estiver no débito automático do banco, fique de olho no seu extrato para ter certeza de que o débito realmente ocorreu. Quando o banco deixa de realizar o pagamento, independentemente do motivo, a responsabilidade é do usuário.
PAGAMENTO
Uma vez constatado o débito, pague o quanto antes, pois, uma vez emitido o aviso, você corre o risco de corte. A ordem de serviço de corte só é cancelada após o processamento do pagamento em nosso sistema. Mas atenção: verifique todos os débitos, para não deixar nenhuma conta atrasada para trás e, em caso de dúvida ou dificuldade financeira, agende o atendimento para negociação dos débitos, sendo que, em caso de corte, o restabelecimento só ocorrerá mediante o pagamento de todos os débitos pendentes vinculados ao usuário.
Utilize as inúmeras formas de pagamento possíveis: casas lotéricas, agências bancárias, app do banco e Pix são algumas delas. Caso você precise emitir uma segunda via, isso pode ser feito pelo site, pelo app ou em um dos postos de atendimento do Daae.
FUNDO SOCIAL E FORMAS DE NEGOCIAÇÃO
Caso o usuário não tenha condições financeiras de quitar seus débitos no momento em que são constatados, seja por uma situação momentânea de dificuldade ou por uma condição de vulnerabilidade mais ampla, pode recorrer aos programas sociais e às possibilidades de negociação oferecidos pelo Daae.
O Daae possui inúmeros programas sociais e mecanismos de negociação voltados ao usuário em débito com a autarquia.
É possível parcelar os débitos, adiar o pagamento da conta devida, ter seu débito quitado pelo Fundo Social do Daae ou ter um desconto na conta, chamado de Tarifa Social.
Para ingressar em tais programas e mecanismos de negociação, no entanto, é preciso preencher determinados requisitos ou comprovar a situação de vulnerabilidade. Saiba mais aqui ou em um dos postos de atendimento do Daae:
CAUD Fonte
Rua José Parisi, 331 – Vila Velosa
Horário: das 9h às 17h
PAP Prefeitura
Rua São Bento, 840 (Paço Municipal)
Horário: das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
PAP Vila Xavier
Av. Francisco Vaz Filho, 2.049, Jardim Tabapuã (subprefeitura Vila Xavier).
Horário: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h30
Telefone: 3339-7455
PAP Selmi Dei
Rua Dr. José Logatti 1008, Jardim Adalberto Roxo (Selmi Dei)
Horário: das 9h30 às 16h30
Telefone: 3322-0976