Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

ARARAQUARA ENFRENTARÁ NOVA ONDA DE CALOR NO INÍCIO DE SETEMBRO

ARARAQUARA ENFRENTARÁ NOVA ONDA DE CALOR NO INÍCIO DE SETEMBRO

Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e entraremos em um novo padrão de onda de calor já a partir de hoje, segunda-feira (02).

As ondas de calor nesta época do ano e no mês de setembro são comuns em grande parte do Brasil, mas nos últimos anos elas têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas também.

Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior. É possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês, condição que precisaremos monitorar além de manter a atenção ao consumo e uso racional da água potável. A expectativa é de chegada de chuva sobre a maioria das áreas afetadas, inclusive aqui em Araraquara, apenas entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro!

A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados. Mas até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas, o que agrava ainda mais a situação de queimadas e da disponibilidade hídrica em Araraquara, pela ausência prolongada de chuvas e índices pluviométricos abaixo da média desde o início do ano de 2024.

A umidade do ar ainda pode atingir valores em emergência – abaixo dos 12% em muitas cidades do interior de São Paulo e em outros estados brasileiros

Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas – os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país.

Sobre o Abastecimento Público de Água em Araraquara

Em Araraquara, 35% de toda água distribuída pelo Daae vem de rios existentes no município e, com a pouca quantidade de chuva registrada nestes oito primeiros meses do ano, as represas de duas, do total de três captações, apresentam reflexos da seca severa, com a redução significativa de volumes. Com as previsões e perspectivas de pouca chuva até o final de setembro e a nova onda de calor esperada, a situação dos reservatórios superficiais de água podem sofrer uma piora, impactando diretamente no abastecimento público de usuários do serviço.

Vamos manter a atenção ao consumo de água. Colabore com a cidade e o meio ambiente. Lembre-se, economize e evite o desperdício usando a água potável de forma racional.

Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/08/29/brasil-enfrentara-nova-onda-de-calor-no-inicio-densetembro-6202

Imagem: Painel diário de temperaturas de 02 a 07 de setembro

Fonte: https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/08/29/brasil-enfrentara-nova-onda-de-calor-no-inicio-densetembro-6202