O Daae participou do 10° Encontro Regional Coleta Seletiva, realizado em Ribeirão Preto – SP, no dia 16 de agosto, onde foi lançado o projeto “Valoriza Já!” e discutidas a contratação dos catadores de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a participação na Gestão Regionalizada de Resíduos Sólidos.
O encontro foi iniciado com a homenagem póstuma à catadora Inair Francisca da Rocha Marcelino, pioneira na coleta seletiva do município de Rio Claro – SP, fundadora da Cooperativa CooperViva e presidente da entidade. Inair faleceu em 1º de julho de 2023 e foi uma das idealizadoras do encontro regional de coleta seletiva que está em sua décima edição.
Em seguida, o tema abordado foi o lançamento do projeto “Valoriza Já!”, iniciativa da Cooperlol, do município de Orlândia, que tem por objetivo estabelecer uma parceria entre a Cooperativa e os catadores autônomos, sem que eles necessitem tornar-se cooperados. “Nesta parceria, a Cooperlol cede aos coletores autônomos carrinhos metálicos, para substituir as carroças de coleta, muitas vezes improvisadas, também se compromete a retirar e pesar semanal ou quinzenalmente o material coletado por esses coletores e posteriormente vendê-los junto ao seu próprio material”, explicou Geison Roberto Savio, coordenador da Unidade de Planejamento e Gestão de Resíduos Recicláveis, representante do Daae no Encontro.
Segundo Savio, outro benefício da parceria é uma melhora na efetividade e qualidade da coleta porta-a-porta, visto que a Cooperlol segue um itinerário coletando uma única vez por semana nos bairros, e o coletor autônomo refaz repetidamente durante a semana os pontos de maior concentração de material no município. “Também como ponto positivo da parceria, foi o fim da competição entre a Cooperlol e os coletores autônomos”, completou.
O último tema do encontro foi a contratação dos catadores de acordo com a PNRS e outros instrumentos legais e a participação na Gestão Regionalizada de Resíduos Sólidos, com as participações de Juliana Damiane de Paulo, Presidente da Cooperlol; Perla Calil Rebehy, FEARP / USP; Aline Sousa, Presidente da Rede CENTCOOP/MNCR; Marcos André Papa, vereador de Ribeirão Preto; Flávio Okamoto, Sétimo Promotor de Justiça de São Carlos MPSP e Carlos Leonardo Michelutti Ciloni, Assessor Técnico do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.