O Daae, por meio da Gerência de Comercial, está finalizando a nova configuração do sistema de acompanhamento e monitoramento do consumo de água de treze condomínios de Araraquara, prevista para implantação no dia 1º de setembro deste ano.
Em reunião realizada hoje (23/08), na autarquia, entre a gerente Comercial Sílvia Félix, a coordenadora da Unidade Leitura e Faturamento, Tatiana Sydorenko Leme, e o representante da empresa Techno Ok, Silvio Dantas, foram realizados os últimos ajustes.
O sistema será implantando em condomínios que possuem hidrômetros com comunicação à distância (telemetria) e concentrador de dados, que é um dispositivo que possibilita o acompanhamento remoto, com funções de alerta, para quando o volume não estiver em condições normais.
De acordo com Dantas, por meio desta tecnologia é possível, por exemplo, detectar um vazamento ou consumo elevado da água. “A inovação implantada pelo Daae é a detecção de alterações no consumo da água, durante o período da madrugada, de meia noite até às cinco da manhã. Ao detectar a alteração, um e-mail é enviado ao Daae que faz os encaminhamentos junto à administração do condomínio”, disse.
Para o diretor Comercial e de Relações Institucionais, Alexandre Pierri, a ferramenta auxilia na prevenção ao desperdício do uso da água e, consequentemente, na preservação de um dos mais importantes recursos naturais. “Principalmente com a utilização crescente de tecnologias na área de saneamento, voltadas ao conceito de cidade inteligente, assim, aprimorando o relacionamento com o usuário”, ressaltou.
O superintendente do Daae, Delorges Mano, reforça a importância de novas tecnologias como auxiliares de gestão. “O Daae sempre foi referência em investimentos tecnológicos, tanto para o campo do sistema de produção, distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos, como também com ferramentas que aproximam o usuário ao Daae”, afirmou.