O superintendente do Daae, Donizete Simioni, acompanhado por equipe técnica da autarquia, vistoriou na tarde da última quinta-feira (15), o andamento da obra da bacia de retenção de resíduos na represa do ribeirão das Cruzes.
A obra consiste na construção de cerca de 100 metros de barragem permeável, constituída de muro de gabião (caixas de arames revestidos de plástico PVC, preenchidos com pedra tipo rachão), que servirá como um filtro retentor de materiais sólidos.
Este ‘muro’ está sendo executado acima da barragem existente, com o objetivo de reter todo material sólido carreado junto com a água do ribeirão das Cruzes e do córrego Marivan, evitando que estes cheguem até a área de captação.
“A atual situação da represa é reflexo da ocupação desordenada dos últimos anos, que foi responsável pela impermeabilização do solo e desativação de diversas nascentes a montante da captação, o que contribuiu para esse estágio de assoreamento”, pontuou o superintendente.
Após a conclusão da bacia de retenção, está prevista a execução de nova obra de desassoreamento da represa.
“Nosso objetivo é unir esforços para a recuperação desse importante recurso hídrico do município, o que também envolve a recuperação e preservação de nascentes e matas ciliares, principalmente da região norte”, finalizou Simioni.
Acompanharam o superintendente na vistoria os diretores José Braz Scognamiglio (Planejamento) e Anna Padilha (Tratamento de Água e Esgotos), além de gerentes e outros técnicos do Daae.
Gerência de Comunicação e Eventos, 19 de abril de 2021.