Perguntas Frequentes
1. Como solicitar uma ligação de água e/ou esgoto?
O proprietário ou seu procurador deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
- CPF/ RG ou CNH;
- Contrato de compra e venda ou escritura ou IPTU do respectivo imóvel;
- Valor fixo da caixa simples (para um hidrômetro)– R$ 60,00;
- Valor fixo da caixa dupla (para dois hidrômetros) – R$ 90,00;
- Valor total da ligação informado no momento da solicitação.
2. Como alterar ligação do cavalete para caixa padrão (simples ou dupla) – Religação?
O proprietário ou seu procurador deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
- CPF/ RG ou CNH;
- Contrato de compra e venda ou escritura ou IPTU do respectivo imóvel;
- Valor fixo da caixa simples (para um hidrômetro)– R$ 60,00;
- Valor fixo da caixa dupla (para dois hidrômetros) – R$ 90,00;
- Valor total da ligação informado no momento da solicitação.
3. Como alterar o nome do proprietário na conta de água?
O proprietário ou seu procurador deverá comparecer com agendamento, através do call center 0800 602 2324 ou pelo site do Daae, na Central de Atendimento ao Usuário do Daae (CAUD) e Posto de Atendimento da Vila Xavier. Nos postos de atendimento da Prefeitura e Selmi Dei não é necessário realizar o agendamento.
Apresentar os seguintes documentos:
CPF/ RG ou CNH;
Contrato de compra e venda ou escritura ou IPTU do respectivo imóvel.
Ou, através do site do Daae, acessando o endereço eletrônico: http://www.daaeararaquara.com.br , clicando no banner Serviços Digitais, realizando o login e solicitando o serviço.
4. Como alterar o nome do consumidor na conta de água?
O proprietário (locador) ou seu procurador deverá comparecer com agendamento, através do call center 0800 602 2324 ou pelo site do Daae, na Central de Atendimento ao Usuário do Daae (CAUD) e Posto de Atendimento da Vila Xavier. Nos postos de atendimento da Prefeitura e Selmi Dei não é necessário realizar o agendamento.
Apresentar os seguintes documentos:
CPF/ RG ou CNH;
Xerox do CPF/RG ou CNH do inquilino e telefone.
Ou, o próprio inquilino (locatário) deverá comparecer com agendamento, através do call center 0800 602 2324 ou pelo site do Daae, na Central de Atendimento ao Usuário do Daae (CAUD) e Posto de Atendimento da Vila Xavier. Nos postos de atendimento da Prefeitura e Selmi Dei não é necessário realizar o agendamento.
Apresentar os seguintes documentos:
CPF/ RG ou CNH;
Contrato de locação com firma reconhecida.
Ou, através do site do Daae, acessando o endereço eletrônico: https://www.daaeararaquara.com.br , clicando no banner Serviços Digitais, realizando o login e solicitando o serviço.
5. Como fazer parcelamento das contas de água?
O proprietário ou seu procurador deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
- Xerox do CPF/ RG ou CNH;
- Xerox do contrato de compra e venda ou escritura ou IPTU do respectivo imóvel.
- 30% de entrada (referente ao valor total das contas)
- Parcelado em até 12x.
Ou, se for inquilino (locatário) deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
- Xerox do CPF/ RG ou CNH;
- Xerox do contrato de locação com firma reconhecida;
- 30% de entrada (referente ao valor total das contas);
- Parcelado em até 12x ou de acordo com o prazo vigente no contrato.
6. Como colocar a conta de água em débito automático?
Comparecer à sua agência bancária com uma conta em seu nome e solicitar o débito automático.
7. Como alterar o vencimento da conta de água?
Para alterar o vencimento não poderá ter nenhuma conta vencida. A solicitação deverá ser feita no atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) e verificar os dias disponíveis.
8. Como abrir um processo de excesso de consumo?
Se teve algum vazamento não-visível no imóvel, o requerente deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
Fotos do vazamento ou conserto.
- CPF/ RG ou CNH;
- Leitura do hidrômetro do dia que comparecer (4 números pretos do hidrômetro).
****Não será considerado vazamento em válvula de descarga, caixa acoplada e caixa d´ água.
**** Será alterada a conta de maior valor. A partir dela será feita a média dos últimos 6 meses, mais o excedente.
9. Como solicitar a reabertura da ligação de água?
A reabertura por falta de pagamento poderá ser feita no atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) ou através do 0800 770 1595, após a(s) conta(s) paga(s).
Se a água estiver cortada a pedido (solicitado pelo proprietário ou antigo inquilino), o atual proprietário ou novo inquilino poderá solicitar a reabertura no atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) ou através do 0800 770 1595.
Para alterar o nome do proprietário, o mesmo ou seu procurador deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
- CPF/ RG ou CNH;
- Contrato de Compra e Venda ou Escritura ou IPTU do respectivo imóvel.
Para alterar o nome do consumidor, o inquilino (locatário) deverá comparecer ao atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) com os seguintes documentos:
- CPF/ RG ou CNH;
- Contrato de locação com firma reconhecida.
10. Como retirar 2ª via da conta?
A 2ª via poderá ser retirada no atendimento do Daae (Prefeitura, Subprefeitura ou Fonte) – custo de R$ 2,07, lançado em conta futura – ou visualizada através do site www.daaeararaquara.com.br utilizando a matrícula do imóvel (verifique o número da matrícula em sua conta).Segue passo a passo como imprimir a 2ª via de conta pela internet. Acesse aqui
11. Como solicitar corte a pedido?
Para solicitar o corte, o inquilino ou proprietário precisa comparecer ao Atendimento (Fonte,
Prefeitura, Subprefeitura ou Unidade Móvel). O imóvel não pode conter débitos (nem mesmo
conta em aberto no sistema que ainda vencerá).
Após executado o corte no hidrômetro do imóvel, o requerente deverá comparecer ao Atendimento para a emissão do Consumo Final (valor do consumo restante, mais o valor do corte R$ 35,23).
12. Como marcar entrevista com a assistente social?
Antes de comparecer ao Atendimento verificar os seguintes requisitos e informações:
- Débitos de multas não podem ser quitados pelo Fundo Social;
- Apenas imóveis residenciais podem ser beneficiados;
- O requerente precisa ser proprietário ou locatário de um único imóvel e nele residir;
- A renda família deve ser igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos;
- Se desempregado, comprovar situação;
- Comprovar situação de doenças graves.
Para agendar com a assistente é necessário apresentar a seguinte documentação no
Atendimento ao Público (Fonte, Prefeitura, Subprefeitura ou Unidade Móvel):
Se proprietário do Imóvel:
- Xerox da escritura do imóvel ou contrato de compra e venda ou carne de IPTU;
- Xerox CPF e RG, ou CNH.
Se inquilino:
- Xerox do contrato de locação (vigente e reconhecido firma do proprietário);
- Xerox CPF e RG, ou CNH.
Após agendado com a Assistente, deverá apresentar:
Contas diversas:
energia, telefone, IPTU, Financiamento etc; carteira de trabalho e comprovante de renda de TODOS os maiores de idade (extrato bancário em caso de aposentado ou pensionista) e certidão de nascimento dos menores de idade que residam no imóvel. Laudo médico em caso de tratamento de saúde.
13 – Se eu não tenho contrato de locação com a imobiliária, qual documento posso apresentar para encaminhamento pelo fundo social, parcelamento e alteração cadastral?
Segue a Declaração de Casa Alugada
14 – Se eu não sou proprietária do imóvel e a casa foi cedida, qual documento posso apresentar para encaminhamento pelo fundo social, parcelamento e alteração cadastral?
Declaração de Casa Cedida
15 – Como faço para me cadastrar na coleta de resíduo de saúde (descarte de seringas, descartáveis de saúde, etc…)? (Em caso de consultórios / clínicas).
Declaração Contribuinte Gerador de Resíduos de Saúde
16 – Como faço para instalar a caixa simples/ dupla?
Quando adquirir a caixa simples/ dupla para nova ligação de água no atendimento ao público é obrigatório seguir os procedimentos de instalação.
Procedimentos para Instalação de Caixa Padrão
17 – Como faço para protocolar alguma solicitação de serviço e/ou informação, que não seja possível ser realizada no atendimento ao público)?
Requerimento Padrão