Veja nossas Notícias!

Confira as noticias do Daae Araraquara-SP

Você está aqui: Página Principal > Notícias Daae >

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

Neste contexto, durante a semana de 05 a 10 de junho, você vai conhecer algumas ações importantes que o DAAE Araraquara exerce no papel da

conservação e preservação ambiental no Município, e ainda, conhecer também, quais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), são abrangidos nestas ações.

Para conhecer mais sobre os ODS no Brasil e, especificamente os objetivos 6, 11 e 12, abrangidos na coleta, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil e volumosos, acesse https://odsbrasil.gov.br/

COLETA, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E VOLUMOSOS

O DAAE junto a outros órgãos da esfera municipal e estadual, realiza a gestão, bem como o cadastramento e regulamentação da coleta, tratamento e disposição final dos resíduos de construção civil e volumosos, também conhecidos pela sigla de RCCV no âmbito municipal. Todo resíduo desta natureza gerado pelos serviços públicos de poda, limpezas de praças e varrição de vias, bem como os oriundos de outras fontes privadas, como obras civis (construções e reformas), madeiramentos, limpezas de jardins e outras áreas verdes, além dos resíduos volumosos como colchões, geladeiras, sofás e similares, são recebidos, triados e uma grande parte transformados em subprodutos ou fonte de energia para uso em processos da construção civil e outras atividades industriais.

Um destes serviços, e o mais conhecido pela população, são os Pontos de Entrega de Entulho e Volumosos (PEVs) ou Bolsões de Entulhos como muitos gostam de chamar.

O que são os PEVs ou Bolsões?

Os PEVs ou Bolsões, são locais onde a população pode descartar gratuitamente pequenos volumes de Resíduos da Construção Civil (entulhos), Vegetação, Madeira e Volumosos. O Daae dispõe atualmente de 10 PEVs e 01 PEC (Ponto de Entrega da Comunidade), instalados em pontos estratégicos da cidade. Os bolsões podem ser utilizados por pequenos geradores particulares ou pequenos transportadores cadastrados junto ao Daae e que possuam alvará municipal ou Certificado de MEI (Microempreendedor Individual). Para o regular descarte, deve ser apresentada a conta de água do gerador e os pequenos transportadores devem ser cadastrados e apresentar também o Controle de Transporte de Resíduos (CTR). ATENÇÃO: conforme a lei municipal, os PEVs não recebem descargas, independentemente do volume, efetuadas por caminhões ou quaisquer outros veículos de grande porte, mesmo que estes estejam cadastrados.

Quem pode utilizar?

PEQUENOS GERADORES PARTICULARES

Qualquer gerador individual (pessoa física), residente no município de Araraquara, que tenha resíduos de construção civil (entulhos) e outros resíduos afins para descartar. O descarte no bolsão é feito mediante a apresentação OBRIGATÓRIA da conta de água atualizada.

PARA OS PEQUENOS TRANSPORTADORES

É necessário ter o Cadastro OBRIGATÓRIO, e emissão do Controle de Transporte de Resíduos (CTR).

O que pode ser Descartado nos Bolsões?

– RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (ENTULHOS) E MADEIRAS – Até 2M³ por dia sem custo ao gerador ou pequeno transportador.

– RESÍDUOS DE VEGETAÇÃO (PODAS DE ÁRVORES/GRAMAS/ETC) – Até 4M³ por descarte, sem custo ao gerador ou pequeno transportador.

– RESÍDUOS VOLUMOSOS (MÓVEIS, SOFÁS, COLCHÕES, ETC) – Até 4M³ por descarte, sem custo ao gerador ou pequeno transportador.

– ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS – Até 10 unidades por dia, restrito a equipamentos de origem doméstica.

– PNEUS – Até 10 unidades por dia, restrito a veículos de passeio e utilização

própria do gerador.

– MATERIAIS RECICLÁVEIS – Pequenos volumes (até 1M³) por gerador por dia, porém, deve-se priorizar o programa municipal de Coleta Seletiva “porta a porta”.

– LÂMPADAS – Até 10 unidades por dia, APENAS de origem doméstica e para gerador particular.

O que NÃO pode ser descartado nos Bolsões?

– LIXO DOMÉSTICO/ROUPAS: Deve ser ensacado e colocado pelo gerador na via pública (calçada) para coleta “porta a porta”.

– RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: Lixo hospitalar, de farmácias, clínicas veterinárias e odontológicas, etc. Para COLETA ESPECIAL destes resíduos, deve ser feito cadastro mediante agendamento na Central de Atendimento ao Usuário do DAAE (CAUD) nos telefones: 0800 770 1595 / 0800 602 2324

– RESÍDUOS DE OFICINAS MECÂNICAS E SIMILARES: Obrigatório coleta e descarte por empresa especializada conforme exigências técnicas da Licença Ambiental Municipal ou Estadual. Dúvidas no 3339-5000 (Secretaria de Meio Ambiente).

– RESÍDUOS DE MARCENARIA (MDF, FÓRMICAS, SERRAGEM E PÓ DE SERRA): Devem ser destinados para a ETRCC do DAAE localizada à Avenida Gervásio Brito Francisco, 691 – Jd. Altos de Pinheiros. Dúvidas no 3324-9945 / 3324-9939.

– RESÍDUOS INDUSTRIAIS: Obrigatório a coleta e o descarte por empresa especializada conforme exigências técnicas da Licença Ambiental Municipal ou Estadual. Dúvidas no 3339-5000 (Secretaria de Meio Ambiente) ou 3332-2211 (CETESB).

– RESÍDUOS DE GESSO (FORROS, DIVISÓRIAS, MOLDURAS, ETC): Descarte apenas em local licenciado pela CETESB (3332-2211). Acesse https://daaeararaquara.com.br/pontos-de-entregas-de-entulhos/ e saiba mais sobre os PEVs, sua localização, horários de funcionamento e ainda, se você for um transportador, como se cadastrar junto ao DAAE. Também, acesse https://daaeararaquara.com.br/estacao-de-tratamento-de-residuos-de-construcao-civil-e-volumosos-etrcc/ e conheça sobre a Estação de Tratamento de Resíduos de Construção Civil e Volumosos (ETRCC).

FOTO: Daae Araraquara