O Daae está disponibilizando, mensalmente, o índice pluviométrico em seu site institucional. O objetivo é fornecer amplo conhecimento à sociedade da importância desse indicador, favorecendo as ações de conscientização que podem ser planejadas e implantadas com eficiência e outras atividades de interesse da sociedade, como por exemplo, a agricultura.

As informações dos indicadores pluviométricos podem se acessadas no seguinte link: https://www.daaeararaquara.com.br/…/indice-pluviometrico.ht… .
O Daae possui um posto pluviométrico onde o volume de chuva coletado é medido e registrado todos os dias. Estes dados compõem o chamado Índice pluviométrico, que consiste na soma do volume precipitado num determinado local durante um período de tempo estabelecido.
A autarquia é o órgão de saneamento ambiental do município de Araraquara e está sob sua responsabilidade a gestão e a conscientização sobre os recursos hídricos da cidade. A composição das médias históricas a partir dos índices pluviométricos permite que sejam identificadas anomalias no regime de chuvas – quer seja falta ou excesso de precipitação. “Com estes dados, ações de conscientização podem ser planejadas e implantadas com eficiência”, afirma Alexandre Coan Pierre, diretor Comercial e de Relações Institucionais do Daae.
Os índices pluviométricos são usados para que se defina o Regime Pluviométrico de uma determinada região, que consiste na distribuição das chuvas durante os doze meses do ano. A definição do Regime Pluviométrico é de grande importância para que se possa, por exemplo, escolher as melhores épocas do ano para o plantio e a colheita de gêneros alimentícios.

Como o volume de chuva é medido?
Pluviômetro é o nome do instrumento meteorológico utilizado para medir o volume de chuva precipitado em uma determinada região e em um determinado período. Esse volume é medido em milímetros lineares.
Cada milímetro de água coletada do pluviômetro equivale a um litro de água precipitada por metro quadrado. Ou seja, se choveram 20mm de acordo com o pluviômetro, significa que naquela área choveram 20 litros de água por metro quadrado.

Gerência de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, 25 de junho de 2020

Pin It

Enquete Daae

O que você acha do trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pelo Daae?

facebook

Back to top