Na última quinta-feira (12/09), duas turmas de jovens aprendizes do Daae participaram de visita ao Laboratório de Análises Físico-Químico e Microbiológico de Água e Esgoto “Engenheiro Aldo Benedito Pierri”, prédio com instalações que são consideradas modelo de sustentabilidade.

Guiados pela gerente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Simone de Oliveira e pelos técnicos Valter Iost e Leonardo de Araújo, a visita foi iniciada com discussão sobre sustentabilidade, consumo excessivo de energia fóssil e a importância da preservação dos ecossistemas para a manutenção das chuvas e regulação da temperatura do planeta.

Em um segundo momento, os aprendizes conheceram as tecnologias adotadas na instalação modelo que contribuem com a qualidade do ambiente das construções. Foram destacados aspectos da fachada de vidro combinada com vegetação e o poço de iluminação (jardim de inverno), observando-se a importância da iluminação natural como fonte renovável de energia. Outro aspecto apontado foram os vidros com vãos amplos e ventilação cruzada para evitar o uso de ar condicionado e ventiladores. Na parte externa, o piso drenante para absorção das águas das chuvas, o bicicletário como estímulo ao uso de transporte ecológico e fonte limpa de energia, evitando a utilização dos combustíveis fósseis.

Ao final da visita, os técnicos destacaram a importância da coleta seletiva e de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente, como as lâmpadas LED e as luminárias refratárias. “Estes instrumentos, em conjunto com nossas atitudes diárias, propiciam um desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente equilibrado”, finalizou a gerente Simone de Oliveira.

Assessoria de Comunicação, 17 de setembro de 2019.

Pin It

Enquete Daae

Como você avalia o atendimento ao público presencial (PAPs)

facebook

Back to top