O Daae, por meio da diretora de Gestão Ambiental, Katia Matteo, participou na última sexta-feira (13/09), da audiência pública “A situação climática e ambiental no Brasil e o papel da cidade de Araraquara”, realizada no plenário da Câmara Municipal.

A vereadora Thainara Faria, autora do requerimento da audiência, presidiu a solenidade que teve como principal objetivo discutir as ações nacionais e municipais acerca das mudanças climáticas e a situação ambiental da Floresta Amazônica.

Em sua exposição, a diretora Katia Matteo destacou alguns números da gerência de Fiscalização e Licenciamento Ambiental do Daae, bem como algumas das ações da autarquia em relação à preservação ambiental no município. “No período de outubro de 2018 até o dia 15 de setembro de 2019, foram registradas 579 ocorrências de queimadas na área urbana de Araraquara. Além da fiscalização ambiental, a autarquia é responsável por diversas ações, podendo destacar, a gestão dos resíduos sólidos e resíduos especiais, o manejo da arborização urbana, a recuperação e preservação dos corpos hídricos e da biodiversidade e neste quesito, estamos realizando a limpeza e a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) do entorno dos córregos, o plantio de mudas e cercamento de áreas em alguns casos”, pontuou Matteo.

Por fim, a diretora deixou uma série de recomendações ao município, entre as quais, a criação do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, com o objetivo de deliberar sobre políticas municipais de proteção climática; a construção do Plano de Mudanças Climáticas, a ser aprovado pelo Fórum Municipal e a ampliação de ações de educação ambiental como eixo fundamental para a conscientização e mudanças no padrão de comportamento de cada indivíduo sobre a preservação ambiental.

Também participaram da mesa de discussão a presidente da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva e as biólogas Gabrielle Nunes e Ana Clara Nery.

Assessoria de Comunicação, 17 de setembro de 2019.

Pin It

Enquete Daae

Como você avalia o atendimento ao público presencial (PAPs)

facebook

Back to top