Elas estão de volta! O retorno das Anhumas

O nome dos rios geralmente é atribuído a uma característica importante, como o Mogi-guaçu nome que vem do tupi que significa grande rio que serpenteia. Em Araraquara um dos principais rios que é utilizado para abastecimento também recebeu um nome decorrente de suas características naturais, o Ribeirão das Anhumas, rio onde moram as anhumas, mas o que é uma anhuma? Onde elas estão?

A anhuma é uma ave com aproximadamente 60cm de altura e 1,7m de envergadura, ameaçada de extinção no estado de São Paulo, devido à caça e a perda do seu habitat natural (rios e alagados). Já foi muito abundante nos rios do nosso estado, sendo utilizada como ave símbolo nas bandeiras dos municípios de Tietê e Guarulhos. Infelizmente tem sido considerada uma espécie de difícil visualização no estado, presente apenas em áreas preservadas.
Há muito tempo estes animais não eram mais observados nas margens do ribeirão que recebe seu nome. Mas neste ano tivemos uma agradável surpresa, elas estão de volta! Conseguimos registrar em maio deste ano (30/05/2018) um indivíduo as margens da represa de captação de água do Ribeirão das Anhumas, e decorrente do trabalho de monitoramento da fauna realizado pela Unidade de Gestão de Fauna do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), conseguimos novamente observá-la em junho (25/06/2018), mas agora já são dois indivíduos!
Estes animais conseguem voar grandes distâncias seguindo as correntes de ar e, especialmente, no período de seca buscam locais mais ricos em alimento e proteção. Sua presença nestes dois últimos meses de seca revela que o local possui estas características ecológicas e qualidade ambiental, a isso chamamos uso sustentável dos recursos naturais.
A presença deste animal também revela a importância da preservação do ambiente e a responsabilidade do Daae em manter este equilíbrio entre as necessidades do homem e a manutenção da biodiversidade.
O trabalho de monitoramento continua e esperamos que na próxima estação chuvosa (período reprodutivo destas aves), possamos observar uma nova geração e o retorno das anhumas às margens deste importante ribeirão.

Texto: Biólogo João Henrique Barbosa
Departamento Autônomo de Água e Esgotos

Assessoria de Comunicação, 26 de junho de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você avalia os serviços oferecidos pela unidade de atendimento móvel do Daae?

facebook

Back to top