No Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Daae, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental/ Unidade de Gestão de Fauna, publicou a lista das espécies do município no The Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma rede internacional e infraestrutura de pesquisa financiada pelos governos do mundo e destinada a fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra, através do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Até agora, já foram identificadas no município 388 espécies, sendo destas 274 espécies de aves, 60 de mamíferos, 54 de répteis e anfíbios, distribuídos em 38 ordens e 104 famílias. As espécies observadas foram avaliadas conforme quatro listas de ameaças, sendo que 62 (sessenta e duas) espécies com algum grau de ameaça no estado de São Paulo (2014), 6 (seis) com algum grau de ameaça no Brasil (2016), 9 (nove) com algum grau de ameaça pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), de 2013 e 83 (oitenta e três) incluídas em apêndices da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), de 2018. O levantamento é realizado sistematicamente pela Unidade de Gestão de Fauna, que busca observar e registrar as espécies encontradas.
O SiBBr é uma plataforma on-line que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.
É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
A lista da Fauna do Município de Araraquara poderá ser consultada mediante o link:https://www.gbif.org/d…/fe7657bc-aa54-4b5d-b084-f5c91275ad62.
Conheça mais sobre o assunto: https://www.gbif.org/what-is-gbif
http://www.sibbr.gov.br/

Assessoria de Comunicação, 05 de junho de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você avalia os serviços oferecidos pela unidade de atendimento móvel do Daae?

facebook

Back to top