No Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Daae, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental/ Unidade de Gestão de Fauna, publicou a lista das espécies do município no The Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma rede internacional e infraestrutura de pesquisa financiada pelos governos do mundo e destinada a fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra, através do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

Até agora, já foram identificadas no município 388 espécies, sendo destas 274 espécies de aves, 60 de mamíferos, 54 de répteis e anfíbios, distribuídos em 38 ordens e 104 famílias. As espécies observadas foram avaliadas conforme quatro listas de ameaças, sendo que 62 (sessenta e duas) espécies com algum grau de ameaça no estado de São Paulo (2014), 6 (seis) com algum grau de ameaça no Brasil (2016), 9 (nove) com algum grau de ameaça pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), de 2013 e 83 (oitenta e três) incluídas em apêndices da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), de 2018. O levantamento é realizado sistematicamente pela Unidade de Gestão de Fauna, que busca observar e registrar as espécies encontradas.
O SiBBr é uma plataforma on-line que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.
É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
A lista da Fauna do Município de Araraquara poderá ser consultada mediante o link:https://www.gbif.org/d…/fe7657bc-aa54-4b5d-b084-f5c91275ad62.
Conheça mais sobre o assunto: https://www.gbif.org/what-is-gbif
http://www.sibbr.gov.br/

Assessoria de Comunicação, 05 de junho de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você considera o serviço oferecido pelos bolsões de entulho sob responsabilidade do Daae?

facebook

Back to top