O Daae, por meio da Gerência de Gestão Ambiental e Sustentabilidade/Unidade de Educação Ambiental, realiza de 05 até o dia 11 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente “Voltando à natureza!”, cujo foco é a poluição plástica no planeta.

A Semana contem atividades junto às unidades escolares do município. “Visando sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da interação do ser humano com a natureza, mostrando-lhe que somos parte dela e que desempenhamos importante papel dentro das relações das teias ecológicas”, explica Simone Cristina Oliveira, gerente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), desde que foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 1972, a data tornou-se uma plataforma global para a conscientização pública sobre questões ambientais, sendo uma oportunidade para que todos se engajem ativamente na proteção da natureza. Em 2018, o tema abordado é “Acabe com a poluição plástica”.
De acordo com dados da ONU, a humanidade produziu mais plástico nessa última década do que em todo o século passado. “Anualmente, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta. Metade do plástico consumido é de uso único e, por ano, pelo menos oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, como se a cada segundo fosse despejada uma carga inteira de caminhão de lixo plástico nos mares”, exemplifica Valter Iost, coordenador de Educação Ambiental.
Com o tema “Voltando à natureza”, a Semana Municipal de Meio Ambiente apresenta de modo lúdico à comunidade escolar os impactos ambientais causados pelo homem e como essa poluição interfere no meio ambiente. “Como sugerido pela ONU, vamos focar os impactos aos recursos hídricos como: a destruição de rios, praias e oceanos e morte de animais aquáticos, em função do excesso de consumo e do descarte irregular de embalagens plásticas”, completa Simone.
Além disso, temas como coleta seletiva e reciclagem, necessidade de diminuição de embalagens mediante o consumo consciente e implantação de sistemas de logística reversa serão abordados durante a Semana Municipal do Meio Ambiente.
As unidades escolares do município que participam das atividades de contação de histórias “A última gota” (Fundação Toque) são: Emef Professor Henrique Scabello (Parque das Hortênsias), Caic Prefeito Rubens Cruz (Selmi Dei V), CER Eudóxia Ferraz (Parque São Paulo), CER Maria José Pahin da Porciúncula (Jardim Iguatemi), CER Maria da Glória Simões (Jardim Maria Luiza).

Assessoria de Comunicação, 05 de junho de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você prefere se comunicar com o Daae?

facebook

Back to top