O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, participou, no último sábado (26), da Inauguração do Pátio de Manejo de Recicláveis da Acácia. Representando o prefeito Edinho, Damiano assinou a Ordem de Serviço para execução das instalações do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios na Acácia e também o Termo de Anuência para execução de cobertura metálica sobre o pátio. O vereador Toninho do Mel (PT) representou o Legislativo no evento.

 

Durante a solenidade, o vice-prefeito parabenizou a cooperativa e seus cooperados e destacou a importância da Acácia para o meio ambiente e como projeto de inclusão social.

“A Acácia foi criada para levar mais dignidade para as pessoas, a maioria delas mulheres, que tiravam do lixão o sustento da família. Começou em 2001, com 40 famílias, hoje possui 174 cooperados e já foi eleita uma das dez melhores cooperativas de recicláveis do Brasil. É motivo de orgulho”, declarou Damiano, mencionando ainda a fundadora da cooperativa, Helena Francisco da Silva.

Ele explicou que a construção do pátio de manejo de recicláveis, com área de452,25 metros quadrados, teve um investimento de R$ 229.2 mil, resultado de convênio de parceria com a Fundação Banco do Brasil, um importante apoiador e fomentador de ações voltadas ao desenvolvimento da coleta seletiva de materiais recicláveis.

Já a implantação do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios, cuja ordem de serviço foi assinada na ocasião, leva em conta que as atividades ali desenvolvidas e os materiais utilizados nos processos são altamente inflamáveis e espaço conta com grande número de trabalhadores.

Na solenidade, por fim, foi oficializada a assinatura do Termo de Anuência para execução de cobertura metálica sobre o Pátio de Manejo de Recicláveis, sobre a área de 441,42 metros quadrados, com recursos provenientes de convênio entre a Cooperativa Acácia e Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias Pão & Bolo Industrializados) – via Daae

Parceria com o DAAE

De acordo com Marcos Isidoro, superintendente do Daae, o investimento na cobertura é de aproximadamente R$ 115 mil e o objetivo da obra é levar melhoria para o processo de reciclagem, na medida em que amplia a área de abrigo disponível para o manuseio e armazenamento de matérias recicláveis, garante melhorias no fluxo de trabalho, no uso do espaço e na salubridade do local.

Em março passado foi assinado um novo contrato de coleta seletiva entre o Daae e a Acácia, que acrescentou os serviços de triagem e retirada do material reciclável dos PEVs (Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos, os bolsões de entulho) e do Ecoponto do Carmo, e de seu transporte até a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. O Daae ainda passou a fornecer caminhões para o recolhimento das bags e a custear a coleta seletiva para os bairros Valle Verde e Jardim do Vale.

Ao final, foi servido café da manhã aos presentes na solenidade, entre integrantes da administração municipal, cooperados da Acácia e familiares.

Fonte: Site PMA

Assessoria de Comunicação, 29 de maio de 2018

Pin It

Enquete Daae

Como você avalia a coleta e tratamento do esgoto realizado pelo Daae?

facebook

Back to top