O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, participou, no último sábado (26), da Inauguração do Pátio de Manejo de Recicláveis da Acácia. Representando o prefeito Edinho, Damiano assinou a Ordem de Serviço para execução das instalações do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios na Acácia e também o Termo de Anuência para execução de cobertura metálica sobre o pátio. O vereador Toninho do Mel (PT) representou o Legislativo no evento.

 

Durante a solenidade, o vice-prefeito parabenizou a cooperativa e seus cooperados e destacou a importância da Acácia para o meio ambiente e como projeto de inclusão social.

“A Acácia foi criada para levar mais dignidade para as pessoas, a maioria delas mulheres, que tiravam do lixão o sustento da família. Começou em 2001, com 40 famílias, hoje possui 174 cooperados e já foi eleita uma das dez melhores cooperativas de recicláveis do Brasil. É motivo de orgulho”, declarou Damiano, mencionando ainda a fundadora da cooperativa, Helena Francisco da Silva.

Ele explicou que a construção do pátio de manejo de recicláveis, com área de452,25 metros quadrados, teve um investimento de R$ 229.2 mil, resultado de convênio de parceria com a Fundação Banco do Brasil, um importante apoiador e fomentador de ações voltadas ao desenvolvimento da coleta seletiva de materiais recicláveis.

Já a implantação do Sistema de Proteção e Combate a Incêndios, cuja ordem de serviço foi assinada na ocasião, leva em conta que as atividades ali desenvolvidas e os materiais utilizados nos processos são altamente inflamáveis e espaço conta com grande número de trabalhadores.

Na solenidade, por fim, foi oficializada a assinatura do Termo de Anuência para execução de cobertura metálica sobre o Pátio de Manejo de Recicláveis, sobre a área de 441,42 metros quadrados, com recursos provenientes de convênio entre a Cooperativa Acácia e Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias Pão & Bolo Industrializados) – via Daae

Parceria com o DAAE

De acordo com Marcos Isidoro, superintendente do Daae, o investimento na cobertura é de aproximadamente R$ 115 mil e o objetivo da obra é levar melhoria para o processo de reciclagem, na medida em que amplia a área de abrigo disponível para o manuseio e armazenamento de matérias recicláveis, garante melhorias no fluxo de trabalho, no uso do espaço e na salubridade do local.

Em março passado foi assinado um novo contrato de coleta seletiva entre o Daae e a Acácia, que acrescentou os serviços de triagem e retirada do material reciclável dos PEVs (Pontos de Entrega de Entulhos e Volumosos, os bolsões de entulho) e do Ecoponto do Carmo, e de seu transporte até a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. O Daae ainda passou a fornecer caminhões para o recolhimento das bags e a custear a coleta seletiva para os bairros Valle Verde e Jardim do Vale.

Ao final, foi servido café da manhã aos presentes na solenidade, entre integrantes da administração municipal, cooperados da Acácia e familiares.

Fonte: Site PMA

Assessoria de Comunicação, 29 de maio de 2018

Pin It

Enquete Daae

De modo geral, como você avalia os serviços oferecidos pela unidade de atendimento móvel do Daae?

facebook

Back to top