A equipe da Unidade de Gestão de Fauna do Daae realizou o seu 108º atendimento com fauna silvestre, em Araraquara, um Tersina viridis, ou melhor, uma saí-andorinha, uma das mais belas aves de nosso país.

Esta ave é avistada em grandes bandos e alguns acidentes podem acontecer. E foi o que aconteceu ontem, onde um macho acabou se chocando com uma porta de vidro e a UGFA foi acionada para realizar o resgate. "Dependendo do horário, o reflexo no vidro dá a impressão para as aves de um espaço aberto, causando o choque, na maioria das vezes fatal, por sorte não foi o caso deste saí-andorinha, que apenas se atordoou e machucou o bico. Felizmente já saiu voando ao encontro do seu bando", comentou João Henrique Barbosa, coordenador da Unidade de Gestão de Fauna.
Os machos têm uma coloração azul-brilhante, com a cara e a garganta negras, enquanto que as fêmeas e os jovens têm tons esverdeados brilhantes e ambos possuem uma série de riscas escuras na plumagem da barriga. Apesar da cor chamativa, é seu canto metálico que se percebe primeiro. "Sendo uma espécie migratória regional, aparece por aqui apenas entre abril e junho, seguindo a frutificação de algumas espécies de árvores, sendo uma ótima dispersora de sementes (literalmente ela planta árvores!)", explicou Barbosa.
Comumente é avistada alimentando-se dos frutos negros da Schefflera actinophylla, árvore ornamental nativa da Indonésia, conhecida como árvore-guarda-chuva ou cheflera-da-folha-grande. "Você que tem uma árvore desta espécie frutificando, fique atento, você pode ter estes ilustres visitantes em seu jardim. Convidamos você a observar estas incríveis e belas visitantes do nosso município! Ela pode ser vista na praça da Fonte Luminosa do Daae, onde temos um grande exemplar de cheflera cheio de frutos! Quer ver passarinhos? Quebre gaiolas e plante árvores!", disse o coordenador.

Saiba mais como evitar os acidentes com portas e janelas de vidro pelo site: http://www.naturezaeconservacao.eco.br/…/como-evitar-aciden….

Fotos: acervo da Unidade de Gestão de Fauna (Inventário de Fauna de Araraquara)

Assessoria de Comunicação, 25 de abril de 2018.

Pin It

Enquete Daae

Como você avalia a coleta e tratamento do esgoto realizado pelo Daae?

facebook

Back to top